Análise dos atributos que constituem a identidade da marca Florianópolis em relação ao posicionamento Ilha do Silício

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Análise dos atributos que constituem a identidade da marca Florianópolis em relação ao posicionamento Ilha do Silício

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Title: Análise dos atributos que constituem a identidade da marca Florianópolis em relação ao posicionamento Ilha do Silício
Author: Lessa, Patrick Wendell Barbosa
Abstract: Este estudo tem como objetivo analisar os atributos formadores da identidade da marca Florianópolis presentes na infraestrutura e superestrutura de tecnologia e inovação geridas pela administração pública, empresas, instituições de ensino e publicidade no geral. O contexto foi escolhido devido ao crescente desenvolvimento tecnológico da cidade, assim como o aumento de noticiários, propagandas e eventos que buscam transmitir a marca Florianópolis como uma cidade inteligente/tecnológica. Para atingir esse objetivo, fundamentamos a literatura existente sobre place branding, abordando os conceitos de identidade de marca de lugar, imagem de marca de lugar e posicionamento. Desenvolveu-se uma estrutura analítica para identificar as dimensões relacionadas à tecnologia que podem constituir a identidade da marca Florianópolis, no que se refere ao seu posicionamento como Ilha do Silício. Para realizar a pesquisa, desenvolveu-se uma filosofia de pesquisa interpretativista, utilizando o método qualitativo, sendo aplicado por meio de análises documentais para, a posteriori, realizar uma análise de conteúdo em busca de dimensões que tratam sobre a identidade da marca. Como principais resultados, acordos-se que Desenvolvimento Sustentável Notório, Inovação Tecnológica e Empresarial, Ensino e Impacto Social, Comunidade Tecnológica Colaborativa e Conexões e Eventos foram os principais atributos emergidos com potencial de constituir a identidade da marca Florianópolis no contexto tecnológico.Abstract: This study aims to analyze the attributes that form the identity of the Florianópolis brand present in the infrastructure and superstructure of technology and innovation managed by public administration, companies, educational institution and publicity in general. The context was chosen due to the city?s growing technological development, as well as the increase in news, advertisements and events that seek to convey the Florianópolis brand as a smart/technological city. To achieve this objective, it was based on the existing literature on place branding, addressing the concepts of place brand identity, place brand image and positioning. An analytical structure was developed to identify the dimensions related to technology that can constitute the identity of the Florianópolis brand, about its positioning as a Silicon Island. To carry out the research, the interpretive research philosophy was adopted, using the qualitative method, being applied through documentary analysis to, a posteriori, carry out a content analysis in search of dimensions that deal with the brand?s identity. As main results, it was identified that Notorious Sustainable Development, Technological and Business Innovation, Education and Social Impact, Collaborative Technological Community and Connections and Events were the main attributes that emerged with the potential to constitute the identity of the Florianópolis brand in the technological context.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2024.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254242
Date: 2024


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