O Projeto de Vida na BNCC e Novo Ensino Médio: uma análise sociológica

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

O Projeto de Vida na BNCC e Novo Ensino Médio: uma análise sociológica

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Mazon, Marcia da Silva
dc.contributor.author Fischer, Juliana Maria
dc.date.accessioned 2024-02-02T12:36:00Z
dc.date.available 2024-02-02T12:36:00Z
dc.date.issued 2023-12-13
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254168
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo discutir a definição de Projeto de Vida presente na BNCC do Novo Ensino Médio (NEM), a fim de compreender o sentido de sua concepção e implementação. Para tanto foi realizada a pesquisa bibliográfica sobre a origem e as principais concepções acerca do Projeto de Vida, oriundas de estudos da psicologia, junto da análise documental da BNCC e do PNLD de 2021. No Brasil, o Projeto de Vida esteve presente como componente curricular em programas de ensino em tempo integral desenvolvidos por institutos sem fins lucrativos, que possuem ligações com o empresariado e o espaço privado, por meio de parceiras com Secretarias estaduais de educação. A partir de então, institutos e movimentos ligados ao setor privado elaboraram estudos, seminários e cartilhas para promover o modelo de Ensino Médio a partir do Projeto de Vida. A análise aponta para a proximidade com as Reformas Neoliberais da Educação e para o Projeto de Vida como uma competência a ser desenvolvida, que imbrica as noções de “protagonismo” e “autonomia”, favorecendo a formação de um “sujeito neoliberal” e “empreendedor de si mesmo”, por meio de uma governamentalidade neoliberal, conforme os conceitos de Dardot e Laval (2016), deixando em segundo plano as desigualdades sociais. pt_BR
dc.format.extent 62 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.title O Projeto de Vida na BNCC e Novo Ensino Médio: uma análise sociológica pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
TCL - Juliana Maria Fischer.pdf 834.7Kb PDF Visualizar/Abrir TCC

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar