Como afiar palavras?: escrita acadêmica, experiência e subjetividade

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Como afiar palavras?: escrita acadêmica, experiência e subjetividade

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Título: Como afiar palavras?: escrita acadêmica, experiência e subjetividade
Autor: Motta, Clara Urzedo Rocha
Resumo: Este trabalho discute as condições de possibilidade de a escrita acadêmica vir a ser um lugar para a experiência, em seu sentido profundo de formação e transformação de si, no atual cenário universitário brasileiro. Para tal, foram realizadas oficinas estéticas de escrita com estudantes de pós-graduação stricto sensu do campo de estudos da subjetividade. Intituladas A palavra afiada, as oficinas tinham como objetivo a ativação de certa natureza poética da linguagem mediante exercícios lúdicos de escrita. Após a realização de duas edições da oficina, uma presencial, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e outra realizada de forma online, foram destacados pontos nodais de análise acerca das vicissitudes da escrita, da escrita acadêmica e da experiência de coordenação de oficinas estéticas de escrita na universidade, abordados ao longo de três artigos que compõem o corpo da dissertação. Nesse ínterim, a impossibilidade da escrita, a infância, a ficção, o fora da linguagem, a experiência do bloqueio e a questão da autoria foram alguns dos pontos discutidos entretecidos ao pensamento de Roland Barthes, Michel Foucault, Jorge Larossa, Marguerite Duras e Elena Ferrante. A partir da experiência com as oficinas e o diálogo com a literatura, compõem-se argumentos para a escrita da pesquisa acadêmica enquanto experiência limiar "zona de transição e ultrapassagens" permeada de negociações entre práticas criativas e exigências institucionais.Abstract: This paper discusses the conditions of possibility of academic writing becoming a place for experience, in its deep sense of formation and transformation of the self, in the current Brazilian university scenario. To this end, aesthetic writing workshops were held with stricto sensu graduate students from the field of subjectivity studies. Named A palavra afiada, the workshops aimed to activate a certain poetic nature of language through playful writing exercises. After two editions of the workshop, one face-to-face, at the Federal University of Santa Catarina (UFSC) and the other held online, nodal points of analysis about the vicissitudes of writing, academic writing and the experience of coordinating aesthetic writing workshops at the university were highlighted, addressed throughout three articles that make up the body of the dissertation. In the meantime, the impossibility of writing, childhood, fiction, the outside of language, the experience of blockade and the question of authorship were some of the points discussed interwoven with the thought of Roland Barthes, Michel Foucault, Jorge Larossa, Marguerite Duras and Elena Ferrante. From the experience with the workshops and the dialogue with the literature, arguments are composed for the writing of academic research as a threshold experience "zone of transition and overtaking" permeated by negotiations between creative practices and institutional requirements.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2023.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253942
Data: 2023


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