Abstract:
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Este trabalho tem como objetivo analisar os trabalhos acadêmicos que abordam a temática improvisação organizacional, especificamente em Instituições de Educação Superior (IES), incluindo conceitos-chave relacionados, como aprendizagem, inovação, intuição e a bricolagem. A improvisação é um fenômeno bastante conhecido e estudado na área de artes e ainda desperta pouca atenção e, principalmente, aprofundamento em outras áreas do conhecimento. Para tanto foi realizado levantamento bibliográfico sobre trabalhos que utilizaram como referencial teórico a improvisação em organizações. A metodologia adotada foi revisão sistemática da literatura sobre o tema nos últimos quinze anos no Brasil. Como principais resultados foi possível conhecer o que foi estudado sobre improvisação na área de gestão até o momento, os principais autores do tema, referências bibliográficas, definições, objetivos, metodologias utilizadas, pré-condições apontadas para que a improvisação ocorresse e os conceitos correlatos mais estudados. Confirmou-se a importância da improvisação, como processo para as organizações, além de indicar que ainda há muito a ser explorado em pesquisas futuras, principalmente com relação aos conceitos correlacionados, como a intuição e a bricolagem. |