GESTÃO DOS FATORES PSICOSSOCIAIS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

DSpace Repository

A- A A+

GESTÃO DOS FATORES PSICOSSOCIAIS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Show simple item record

dc.contributor.author MARCON, SILVANA REGINA AMPESSAN
dc.contributor.author KANAN, LILIA APARECIDA
dc.date.accessioned 2024-01-04T15:07:49Z
dc.date.available 2024-01-04T15:07:49Z
dc.date.issued 2023-12-15
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253894
dc.description.abstract Os gestores das Instituições de Ensino Superior (IES) têm, como uma de suas atribuições, gerir as pessoas de maneira que cumpram suas funções e os setores para que sejam ambientes de trabalho promotores do bem-estar. Soma-se a isto, a necessária atenção aos fatores psicossociais presentes neste contexto. Para a Organização Internacional do Trabalho (OIT), os fatores psicossociais se constituem, por um lado, em interações entre o conteúdo do trabalho e condições ambientais e organizacionais e, por outro, nas competências e necessidades dos trabalhadores. Com base neste entendimento, o objetivo deste artigo é alentar para a importância da gestão dos fatores psicossociais nas IES, na perspectiva dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, principalmente os relacionados a saúde e bem-estar e ao trabalho decente. É um estudo bibliográfico, qualitativo e descritivo, tendo como fontes artigos publicados na base de dados SCOPUS. Foram identificados 30 artigos e destes foram selecionados sete por atenderem aos objetivos do estudo. Após realizada uma síntese integradora foi possível verificar que os estudos analisados indicam que os gestores das IES precisam gerir os fatores psicossociais presentes no contexto de trabalho de maneira a promover o bem-estar e evitar o comprometimento da saúde das pessoas. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher INPEAU/UFSC pt_BR
dc.title GESTÃO DOS FATORES PSICOSSOCIAIS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
1230182.pdf 503.2Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar