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O estudo exposto neste artigo investigou a aderência da alta gestão de uma instituição pública de ensino superior federal quanto às práticas exemplares da liderança postuladas pelos teóricos James Kouzes e Barry Posner. Essa verificação se deu por meio do instrumento de propriedades psicométricas que eles desenvolveram, denominado LPI-Leadership Practices Inventory (IPL – Inventário de Práticas de Liderança), e pelo qual foi possível obter a percepção tanto dos próprios líderes como dos seus liderados quanto à frequência com que aqueles estão empenhados em cinco grandes práticas que definem um líder transformacional eficaz no ápice do seu desempenho. A pesquisa foi caracterizada como sendo um estudo aplicado, descritivo e quantitativo. Sua amostra foi definida pelo critério de que as unidades de análises para ela precisavam pertencer à alta gestão da instituição, representada, no caso, por suas pró-reitorias. Os resultados apontaram que a alta gestão da instituição se encontra em um bom nível de empenho nas práticas exemplares de liderança, mas com espaço para aumentá-lo. Além disso, foram constatadas significativas divergências dentro das duas principais percepções investigadas (líderes e liderados) reforçando, portanto, a margem oportunidade para o desenvolvimento da liderança transformacional eficaz. |
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