IMPACTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA REVISÃO DA LITERATURA

DSpace Repository

A- A A+

IMPACTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Show simple item record

dc.contributor.author HENNING, MAURICIO
dc.contributor.author SANTOS, JULIUS DIEGO DE FRANCE
dc.contributor.author CUNHA, CRISTIANO J. CASTRO DE ALMEIDA
dc.contributor.author SILVA, SOLANGE MARIA DA
dc.contributor.author SOUZA, JOÃO ARTUR DE
dc.date.accessioned 2024-01-04T14:12:13Z
dc.date.available 2024-01-04T14:12:13Z
dc.date.issued 2023-12-15
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253863
dc.description.abstract Esse artigo investiga os principais impactos da IA na educação superior, abordando suas contribuições potenciais para a personalização do ensino, aprendizagem adaptativa, automatização de tarefas administrativas, tutoria e suporte ao estudante, pesquisa e análise de dados, além da geração automática de feedback. O objetivo deste trabalho é apresentar essas potencialidades, coletando e analisando sistematicamente os estudos disponíveis na literatura com vistas a: (I) obter um entendimento abrangente sobre as interligações entre a IA e a educação superior; (II) fornecer uma visão geral do estado atual da pesquisa sobre este tópico; e (III) identificar lacunas importantes nas abordagens existentes, bem como tendência de pesquisa promissora. Para alcançar esses objetivos, a revisão sistemática da literatura foi realizada cobrindo artigos publicados em periódicos de três bases de dados relevantes: Web of Science, Scielo.com e Scopus. Foram inicialmente selecionados 268 estudos primários, os quais passaram por processo de seleção e revisão de pares, resultando 55 artigos finais, cujos modelos e soluções de uso da IA na educação superior foram classificados e sumarizados. Os resultados da pesquisa apontam para a crescente utilização e impactos da IA na educação superior, estruturados a partir dos clusters de artificial intelligence in education, artificial intelligence, higher education e learning outcome, sendo os principais que apresentaram a maior concentração de artigos e os demais descritos no trabalho. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher INPEAU/UFSC pt_BR
dc.title IMPACTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA REVISÃO DA LITERATURA pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
1230145.pdf 662.8Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar