dc.description.abstract |
Esse artigo investiga os principais impactos da IA na educação superior, abordando suas contribuições potenciais para a personalização do ensino, aprendizagem adaptativa, automatização de tarefas administrativas, tutoria e suporte ao estudante, pesquisa e análise de dados, além da geração automática de feedback. O objetivo deste trabalho é apresentar essas potencialidades, coletando e analisando sistematicamente os estudos disponíveis na literatura com vistas a: (I) obter um entendimento abrangente sobre as interligações entre a IA e a educação superior; (II) fornecer uma visão geral do estado atual da pesquisa sobre este tópico; e (III) identificar lacunas importantes nas abordagens existentes, bem como tendência de pesquisa promissora. Para alcançar esses objetivos, a revisão sistemática da literatura foi realizada cobrindo artigos publicados em periódicos de três bases de dados relevantes: Web of Science, Scielo.com e Scopus. Foram inicialmente selecionados 268 estudos primários, os quais passaram por processo de seleção e revisão de pares, resultando 55 artigos finais, cujos modelos e soluções de uso da IA na educação superior foram classificados e sumarizados. Os resultados da pesquisa apontam para a crescente utilização e impactos da IA na educação superior, estruturados a partir dos clusters de artificial intelligence in education, artificial intelligence, higher education e learning outcome, sendo os principais que apresentaram a maior concentração de artigos e os demais descritos no trabalho. |
pt_BR |