Abstract:
|
Este artigo é resultado de um estudo sobre a aplicação do modelo de líder 10X no resultado das escolas públicas de alto desempenho da cidade de Joinville/SC em relação ao resultado obtido no Ideb 2015. O objetivo geral consiste em analisar o impacto do líder 10X no resultado das escolas públicas da cidade de Joinville/SC que obtiveram alto desempenho e sua relevância no ensino dos cursos de pedagogia. O embasamento teórico utilizado para nortear o estudo foi Collins e Hansen (2012) a liderança 10x. A pesquisa se caracteriza como um estudo multicaso, positivista, de caráter dedutivo, qualitativo e descritivo, e utiliza entrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de dados. Os principais resultados da pesquisa revelam o impacto positivo que líderes com abordagem 10X têm sobre o desempenho das escolas públicas em Joinville, SC, que alcançaram pontuações elevadas no Ideb. Por último, destaca-se a necessidade de incluir o estudo de liderança e gestão escolar nos cursos de pedagogia, visto que esse tema demonstrou ser crucial para o sucesso educacional das escolas. |