ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO COMO LIBERDADE: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CONSTRUCTO TEÓRICO DE AMARTYA SEN

DSpace Repository

A- A A+

ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO COMO LIBERDADE: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CONSTRUCTO TEÓRICO DE AMARTYA SEN

Show simple item record

dc.contributor.author BORBA, PRICILA CARDOSO
dc.contributor.author MACHADO, SIBELI CARDOSO BORBA
dc.contributor.author NUNES, NEI ANTÔNIO
dc.contributor.author CARIO, SILVIO ANTÔNIO FERRAZ
dc.contributor.author LEITE, ANDRÉ LUÍS DA SILVA
dc.contributor.author MUSSI, CLARISSA CARNEIRO
dc.date.accessioned 2024-01-04T13:35:39Z
dc.date.available 2024-01-04T13:35:39Z
dc.date.issued 2023-12-15
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253850
dc.description.abstract O objetivo da pesquisa consiste em refletir sobre as incumbências do ensino superior no desenvolvimento individual e coletivo dos sujeitos. Na discussão da noção de desenvolvimento utiliza-se a Teoria do Desenvolvimento como Liberdade, de Amartya Sen. Caracteriza-se como um estudo teórico apoiado num conjunto de artigos selecionados a partir da metodologia ProKnow-C. Ao considerar o Desenvolvimento como Liberdade explora-se a relevância do ensino superior não somente como instrumento para a expansão da liberdade humana, mas, também, como um recurso que permite ao indivíduo uma transformação desejável. Nessa perspectiva, a construção de capacidades busca melhorar a condição humana, focalizando a condição de agente do processo de desenvolvimento. Faz-se necessário a busca por informações que possam contribuir à tomada de decisões, bem como, a elaboração de políticas que favoreçam a ampliação das capacidades humanas. Tal compreensão revela elementos importantes para a tomada de decisões políticas, econômicas, culturais e sociais. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher INPEAU/UFSC pt_BR
dc.title ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO COMO LIBERDADE: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CONSTRUCTO TEÓRICO DE AMARTYA SEN pt_BR
dc.type archival collection pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
1230137.pdf 806.8Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar