dc.contributor.author |
BORBA, PRICILA CARDOSO |
|
dc.contributor.author |
MACHADO, SIBELI CARDOSO BORBA |
|
dc.contributor.author |
NUNES, NEI ANTÔNIO |
|
dc.contributor.author |
CARIO, SILVIO ANTÔNIO FERRAZ |
|
dc.contributor.author |
LEITE, ANDRÉ LUÍS DA SILVA |
|
dc.contributor.author |
MUSSI, CLARISSA CARNEIRO |
|
dc.date.accessioned |
2024-01-04T13:35:39Z |
|
dc.date.available |
2024-01-04T13:35:39Z |
|
dc.date.issued |
2023-12-15 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253850 |
|
dc.description.abstract |
O objetivo da pesquisa consiste em refletir sobre as incumbências do ensino superior no desenvolvimento individual e coletivo dos sujeitos. Na discussão da noção de desenvolvimento utiliza-se a Teoria do Desenvolvimento como Liberdade, de Amartya Sen. Caracteriza-se como um estudo teórico apoiado num conjunto de artigos selecionados a partir da metodologia ProKnow-C. Ao considerar o Desenvolvimento como Liberdade explora-se a relevância do ensino superior não somente como instrumento para a expansão da liberdade humana, mas, também, como um recurso que permite ao indivíduo uma transformação desejável. Nessa perspectiva, a construção de capacidades busca melhorar a condição humana, focalizando a condição de agente do processo de desenvolvimento. Faz-se necessário a busca por informações que possam contribuir à tomada de decisões, bem como, a elaboração de políticas que favoreçam a ampliação das capacidades humanas. Tal compreensão revela elementos importantes para a tomada de decisões políticas, econômicas, culturais e sociais. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
INPEAU/UFSC |
pt_BR |
dc.title |
ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO COMO LIBERDADE: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CONSTRUCTO TEÓRICO DE AMARTYA SEN |
pt_BR |
dc.type |
archival collection |
pt_BR |