Abstract:
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Este trabalho relata a experiência da Unicamp no Programa de Desburocratização, como um desdobramento dos objetivos estratégicos do Planejamento Estratégico 2016-2020 ao buscar a excelência na gestão. Para viabilizar esse programa, idealizou-se um Laboratório de Inovação em Gestão Pública (LabGesta), seguindo experiências bem-sucedidas em outras entidades públicas (Estados, Municípios e órgãos públicos). O design do modelo continha 5 áreas (Inovação, Tramitação, Comunicação, Normativos de Gestão e Normativos de Ensino, Pesquisa e Extensão), sendo os projetos realizados de forma descentralizada, participativa e colaborativa. Essa estrutura foi adequada às necessidades da instituição e as áreas apresentaram resultados nos quase três anos em que o laboratório operou. O laboratório esteve subordinado e suas atividades foram patrocinadas pela Coordenadoria Geral da Universidade e Vice-reitoria. Os pontos fortes do laboratório são seus resultados, alguns exemplificados nesse texto. Os pontos fracos estão diretamente relacionados às descontinuidades pelas mudanças de prioridades da alta administração. |