EMPREGO DO DATA ENVELOPMENT ANALYSIS (DEA) PARA ESTIMAR A EFICIÊNCIA RELATIVA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFSC NO PERÍODO DE PANDEMIA

DSpace Repository

A- A A+

EMPREGO DO DATA ENVELOPMENT ANALYSIS (DEA) PARA ESTIMAR A EFICIÊNCIA RELATIVA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFSC NO PERÍODO DE PANDEMIA

Show simple item record

dc.contributor.author TONOLLI, THAYNARA GILLI
dc.contributor.author BORNIA, ANTONIO CEZAR
dc.contributor.author HOFFMANN, ELISÂNGELA
dc.contributor.author ANDRIOLA, WAGNER BANDEIRA
dc.contributor.author MUNIZ, RITA DE FÁTIMA
dc.contributor.author MUNIZ, SHEILA MARIA
dc.date.accessioned 2024-01-04T13:21:16Z
dc.date.available 2024-01-04T13:21:16Z
dc.date.issued 2023-12-15
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253844
dc.description.abstract A eclosão global da Pandemia de COVID-19 trouxe desafios sem precedentes à humanidade, afetando diferentes áreas incluindo as Instituições de Ensino Superior (IES). Objetivou-se neste estudo avaliar a eficiência relativa dos cursos de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no período de 2017 a 2022 (pré e pós-pandemia). Para tanto, empregou-se Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis – DEA), com o modelo orientado para outputs. Evidenciou-se, por meio do DEA, que a maior parte dos cursos de pós-graduação não apresentou perda de eficiência no período considerado no estudo, podendo ser explicado pela rápida adaptação dos cursos analisados da UFSC às contingências da Pandemia da COVID-19. Dentre as ações de gestão dos cursos podem ser realçadas o uso de meios digitais para a formação do alunado e a ampliação dos prazos de conclusão dos cursos. Ademais dos fatores de gestão dos cursos, há de se acentuar a natureza do público da pós-graduação, que é mais experiente, maduro e autônomo, diferenciando-se sobremaneira dos discentes da graduação. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher INPEAU/UFSC pt_BR
dc.title EMPREGO DO DATA ENVELOPMENT ANALYSIS (DEA) PARA ESTIMAR A EFICIÊNCIA RELATIVA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFSC NO PERÍODO DE PANDEMIA pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
1230129.pdf 636.8Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar