Abstract:
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O objetivo deste artigo é verificar a partir de uma Revisão Sistemática na literatura, RS, a existência de pesquisas, métodos de identificação e classificação da Felicidade Interna Bruta (FIB), e sua influência no desempenho profissional dos servidores das Instituições de Ensino Superior (IES). A análise filosófica e histórica do tema e do conceito de felicidade aparece em vários lugares e domínios do conhecimento humano, tendo destaque no contexto organizacional, incluindo as IES, com suas dinâmicas internas e externas determinadas pelas várias mudanças e reformas em andamento no ensino superior, principalmente no Brasil, aliadas às circunstâncias e aos desafios atuais e diários. Metodologicamente, trata-se do presente estudo de uma pesquisa bibliográfica, seguida de uma RS, utilizando a base de dados SCOPUS, em um espaço temporal de 2000 a 2021. A RS realizada, totalizaram 26 artigos, sendo 24 em literatura internacional e 02 na literatura nacional. Os resultados apontam que no conceito abordado de “felicidade”, as IES precisam investir em programas de bem-estar para seus funcionários, por meio de benefícios considerando que, o funcionário feliz e motivado produz mais e com melhor qualidade, e novos estudos e apoio ao desenvolvimento de modelos de avaliação do FIB nas organizações. |