Abstract:
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O objetivo deste artigo é descrever como o suporte organizacional é percebido pelos estudantes que moram nas casas do estudante no Campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco. A análise das políticas sociais da educação é essencial para entender como se desenvolve sua implementação dentro do contexto no qual são elaboradas, em especial, as de natureza socioeconômicas que objetivam a inclusão de indivíduos socioeconomicamente vulneráveis. A assistência estudantil busca garantir a permanência acadêmica de estudantes de baixa renda nas Universidades no Brasil, com o objetivo de permitir aos estudantes a melhoria do desempenho acadêmico e a igualdade de oportunidades. No ambiente acadêmico, o suporte organizacional percebido se refere à percepção dos estudantes de que a relação com a IES em que estudam é pautada no compromisso mútuo, criando neles a expectativa de que o aumento de seu desempenho nas acadêmicas será notado e recompensado, e os levando, ao mesmo tempo, a se sentirem responsáveis por contribuir mais com a universidade, o que tende a afetar positivamente os comportamentos assumidos no curso. A IES proporciona suporte organizacional e espera, em troca determinados padrões comportamentais dos estudantes no ambiente acadêmico. |