Abstract:
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O objetivo deste artigo édiscutir a competência de pesquisa de professores-pesquisadores do ensino superior. Foi realizada uma revisão narrativa da literatura e foi adotado como guia o Modelo de Competências Profissionais do Professor do Ensino Superior (MCPPES) de Mendonça et al (2012). Entende-se competência como “[...] um sistema de conhecimentos, conceituais e procedimentais, organizados em esquemas operatórios, que permitem, com relação a uma família de situações, identificar uma tarefa problema e sua resolução por meio de uma ação eficaz” (DOLZ; OLLAGNIER, 2004, p. 81). A competência de pesquisa pode ser descrita como o domínio de abordagens, métodos e técnicas de pesquisa e o respeito ao objeto/sujeito de pesquisa (MENDONÇA et al, 2012). Com base na literatura estudada, propõe-se 16 capacidades relacionadas à competência de pesquisa. Sugere-se a validação de um instrumento de mensuração das competências, proposto com base nos autores apresentados neste texto, bem como outros a serem identificados na literatura especializada posteriormente. |