Abstract:
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O presente artigo aborda os desafios da educação superior do século XXI permeado por novos obstáculos relacionados aos seus programas, conteúdos e abordagens, com o escopo de cumprir seu propósito de estimular o pensamento crítico e formar as próximas gerações. O presente artigo adotou como objetivo geral efetuar um estudo de revisão sistemática acerca das possibilidades do processo de internacionalização do ensino superior no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária (PPGAU/UFSC). A metodologia adotada é constituída por uma revisão sistemática e um breve questionário aplicado ao coordenador do referido programa. Um dos resultados mais relevantes encontrados está na necessidade de desenvolver projetos que possam contribuir para desvendar estratégias que melhorem a performance da instituição em âmbito global, incluindo a capacidade de atrair e enviar estudantes para outros países por meio de programas de intercâmbio ou mobilidade estudantil. Por fim, conclui-se que seja possível imaginar a Instituição como um canal para compartilhar o conhecimento gerado com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da região, do país e também no contexto global. Além disso, a internacionalização desse processo demanda um planejamento cuidadoso, recursos apropriados e colaborações estratégicas. |