dc.contributor.author |
SILVA, CLAUDIO MARCOS MACIEL |
|
dc.contributor.author |
OLIVEIRA, ANTÔNIO JOSÉ BARBOSA DE |
|
dc.contributor.author |
CHAVES, MARIA CECÍLIA DE CARVALHO |
|
dc.contributor.author |
PEREIRA, ELIANE RIBEIRO |
|
dc.date.accessioned |
2024-01-02T14:43:52Z |
|
dc.date.available |
2024-01-02T14:43:52Z |
|
dc.date.issued |
2023-12-15 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253771 |
|
dc.description.abstract |
A proposta deste estudo é o de analisar o desempenho dos alunos matriculados no ensino superior em função do tempo de conclusão de curso e na comparação das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o coeficiente de rendimento (CR) entre alunos cotistas e não cotistas. Para isto, foi selecionada uma amostra de alunos ingressantes no período de 2015-2017 no Curso de Ciências Contábeis e que tenham concluído o curso, comparando-se as notas de entrada pelo ENEM com o coeficiente final de rendimento (CR). Os resultados alcançados pela amostra selecionada de 205 egressos demonstram que, apesar de existirem diferenças significantes nas médias de ampla concorrência e cotistas em algumas disciplinas de acesso ao ENEM, tal diferença é dissipada ao comparar os coeficientes de rendimento finais dos concluintes. Também não foram verificadas relações entre as notas do ENEM e os coeficientes de rendimentos de ambos os clusters estudados. Estes resultados corroboram com o Modelo de Vicent Tinto que valoriza grau de integração do estudante no sistema social e acadêmico da instituição. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
INPEAU/UFSC |
pt_BR |
dc.title |
DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FACC/UFRJ: UMA ABORDAGEM PRELIMINAR DO MODELO DE VICENT TINTO |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |