Possibilidades de atuação de professores com estudantes asmáticos na educação física escolar

DSpace Repository

A- A A+

Possibilidades de atuação de professores com estudantes asmáticos na educação física escolar

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Medeiros, Francisco Emílio de
dc.contributor.author Souza, Marcos Aurélio Eger de
dc.date.accessioned 2023-12-21T18:25:43Z
dc.date.available 2023-12-21T18:25:43Z
dc.date.issued 11-12-23
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253661
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Licenciatura. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo investigar a atuação da Educação Física escolar com estudantes asmáticos, visando desenvolver práticas pedagógicas mais inclusivas e eficazes. A pesquisa envolveu um levantamento bibliográfico e uma pesquisa de campo com professores de Educação Física da rede pública de ensino em Santa Catarina. Dois professores participaram da pesquisa e responderam ao questionário. Os resultados revelaram que os professores possuem conhecimento básico sobre a asma e suas implicações nas atividades físicas. Desta forma, eles enfrentam desafios para adaptar as aulas às necessidades dos alunos asmáticos, devido à falta de orientação, recursos e apoio da escola e da família. As estratégias utilizadas pelos professores incluem observar sintomas, orientar sobre o uso de medicamentos, dispensar ou reduzir a intensidade das atividades, realizar exercícios respiratórios e sensibilizar os colegas de classe. Os professores também destacaram dificuldades, como a falta de diagnóstico, acompanhamento médico e informações sobre a asma por parte dos alunos e pais, bem como a falta de infraestrutura adequada para as aulas. Eles enfatizaram a importância da capacitação dos professores, da conscientização dos alunos e pais sobre a asma e da integração entre a escola e os serviços de saúde para o diagnóstico, tratamento e prevenção da asma em estudantes. Além disso, a pesquisa abordou a prevalência da asma em crianças no Brasil, destacando a importância dos professores de Educação Física na identificação precoce da doença e na prevenção de crises. Para criar um ambiente de aprendizado inclusivo e seguro, foram enfatizadas estratégias de ensino que levem em consideração as necessidades específicas dos alunos. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.subject Asma pt_BR
dc.subject Alunos asmáticos pt_BR
dc.title Possibilidades de atuação de professores com estudantes asmáticos na educação física escolar pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC_-_Marcos_Aurelio.docx_29_assinado.pdf 394.0Kb PDF View/Open TCC - POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DE PROFESSORES COM ESTUDANTES ASMÁTICOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar