Abstract:
|
O presente trabalho de conclusão de curso versa sobre as abelhas sem ferrão, seu entrelaçamento com a Educação Ambiental (EA) em especial com a Educação Infantil, apresentando pontos teóricos sobre os três temas. O objetivo principal é mostrar que projetos e práticas pedagógicas utilizando a abelha sem ferrão podem ser desenvolvidas com as crianças nos primeiros anos da infância com a finalidade de despertar a consciência ambiental. A abelha por suas características, modo de vida e importância na biodiversidade, desperta a curiosidade e interesse das crianças, podendo ser um auxílio valioso para dar início à alfabetização ecológica. Os objetivos periféricos são: demonstrar a importância das abelhas sem ferrão na manutenção da vida, apresentar os principais conceitos da EA e da educação infantil, e fazer a convergência das temáticas para o processo de aprendizagem. O trabalho foi construído por meio de revisão bibliográfica com leituras em livros e artigos científicos sobre abelhas sem ferrão, Educação Ambiental e Educação Infantil, acrescido de sugestões próprias. A principal justificativa é a possibilidade de iniciar a educação ambiental na infância, conforme se depreende dos diplomas legais vigentes sobre a temática, sendo as abelhas sem ferrão uma ótima ferramenta pedagógica, podendo ser utilizadas em diversas atividades, tanto teóricas como práticas, por não oferecer quaisquer riscos, nem a sua espécie, nem às crianças. |