Abstract:
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Esta investigação insere-se no contexto da formação de professores para atuarem na primeira etapa da Educação Básica com a temática da ginástica nas aulas de Educação Física. O mapeamento na literatura identificou que a ginástica na Educação Infantil é um assunto que merece maior atenção e empenho da comunidade acadêmica. Isso porque, essa discussão vem crescendo no cenário da Educação Física voltada à Educação Infantil. Dessa forma, essa pesquisa qualitativa de caráter descritivo teve o objetivo de analisar a temática da ginástica na Educação Infantil, a fim de fomentar os fatores de sua presença e contribuição para o processo educativo. Como coleta de dados, foi realizada uma entrevista semiestruturada elaborada pelo pesquisador, com base nos objetivos delineados. Para a escolha dos participantes da pesquisa, foram adotados os seguintes critérios: a) ter cargo docente na Rede Municipal de Florianópolis; b) atuar na Educação Infantil; c) aceitar os termos da pesquisa. Quanto à categorização dos dados da pesquisa, recorremos aos indicativos do método de análise de conteúdo de Bardin (2011). De acordo com os achados da pesquisa, a ginástica tem muito a contribuir no processo educativo na Educação Infantil e trata-se de uma modalidade repleta de movimentos singulares e combinados, que quando incorporada à ludicidade, manifesta uma forma de conhecimento das possibilidades e limitações do próprio corpo. |