dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Greff, Diego Santos |
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dc.contributor.author |
Lorenzatto, Ana Carolina |
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dc.date.accessioned |
2023-12-14T14:15:31Z |
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dc.date.available |
2023-12-14T14:15:31Z |
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dc.date.issued |
2023-12-06 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253209 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Automotiva. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A crescente procura por carros eletrificados é exponencial na atualidade, e a
expansão da infraestrutura que atenda às necessidades destes veículos se mostra
crucial para a conquista de novos clientes. O presente estudo tem como objetivo
analisar um carregador com baterias de segunda vida de veículos elétricos e painéis
solares, quanto a viabilidade econômica, assim como as linhas de créditos que
possam ser aplicadas para a execução do projeto. Tem-se como aporte teórico os
conceitos de economia circular e finanças sustentáveis, além do entendimento do ciclo
de vida das baterias íon lítio. A partir da definição de custos, taxas e indicadores
envolvidos, foram analisados os resultados referentes a energia gerada, retorno
financeiro, viabilidade econômica e simulação de financiamento para o período de 20
anos. Os resultados mostram um tempo de payback relativamente longo em todas as
modalidades de aquisição estudadas, com uma taxa interna de retorno satisfatória
para as condições analisadas. Foram estudadas 11 linhas de financiamento em
bancos públicos, e obtido como resultado um longo período para payback com um
valor presente líquido e taxa interna de retorno satisfatórios. Diante dos resultados
obtidos, mostra-se necessário manter parcerias para uma contínua otimização técnica
e financeira do projeto. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The growing demand for electrified cars is exponential today, and the expansion of
infrastructure to meet the needs of these vehicles is crucial to winning over new
customers. The aim of this study is to analyze the economic viability of a charger with
second-life batteries for electric vehicles and solar panels, as well as the lines of credit
that can be applied to carry out the project. The theoretical basis is the concepts of
circular economy and sustainable finance, as well as an understanding of the life cycle
of lithium-ion batteries. After defining the costs, rates and indicators involved, the
results were analyzed in terms of energy generated, financial return, economic viability
and financing simulation for a 20-year period. The results show a relatively long
payback time for all the acquisition methods studied, with a satisfactory internal rate of
return for the conditions analyzed. Eleven lines of financing from public banks were
studied, resulting in a long payback period with a satisfactory net present value and
internal rate of return. In view of the results obtained, it is necessary to maintain
partnerships for continuous technical and financial optimization of the project. |
pt_BR |
dc.format.extent |
59 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Joinville, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Eletromobilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Finanças sustentáveis |
pt_BR |
dc.subject |
Segunda vida |
pt_BR |
dc.subject |
Baterias |
pt_BR |
dc.title |
Estação de recarga para veículos elétricos: estudo de caso das linhas financeiras para projetos sustentáveis no Brasil |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Erthal, Leopoldo |
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