dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
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dc.contributor.advisor |
Carvalho, Jônata Tyska |
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dc.contributor.author |
Almeida, Paulo Barbato Fogaça de |
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dc.date.accessioned |
2023-12-13T20:04:45Z |
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dc.date.available |
2023-12-13T20:04:45Z |
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dc.date.issued |
2023-11-27 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253134 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Ciências da Computação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Um dos componentes cruciais no desempenho do drone é a presença de hélices efici-
entes, uma vez que estas são responsáveis por converter energia em movimento. O
processo de melhora do design da hélice, em busca de uma maior eficiência energé-
tica, envolve a geração e teste de diferentes conjuntos de parâmetros da morfologia
para encontrar a configuração que diminua a energia necessária do motor para mover
o drone. Esse procedimento é igualmente aplicado para melhorar hélices de drones
híbridos, capazes de operar tanto no ar quanto na água, utilizando as mesmas héli-
ces para propulsão em ambos os meios. Este estudo concentra-se na descrição da
morfologia através de parâmetros contínuos e discretos, buscando aprimorar esses
elementos para melhorar a configuração da hélice, proporcionando um menor con-
sumo de energia do motor. Assim, este trabalho compara a utilização de Algoritmos
Evolutivos de Estratégias de Evolução, CMA-ES e OpenAI-ES, comparando-os com
algoritmos de busca local e busca aleatória por meio de experimentos, a fim de avaliar
a eficiência energética das hélices em diferentes velocidades de serviço. Os resultados
obtidos demonstram que os Algoritmos Evolutivos encontram resultados válidos para
velocidades onde abordagens anteriores não haviam alcançado, e nos casos onde já
existiam resultados, as soluções obtidas apresentaram desempenho superior. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
One of the crucial components in the drone’s performance is the presence of efficient
propellers, as they are responsible for converting energy into motion. The process of
enhancing the propeller design, aiming for greater energy efficiency, involves generat-
ing and testing different sets of morphology parameters to find the configuration that
reduces the motor’s energy consumption to move the drone. This procedure is equally
applied to improve propellers for hybrid drones, capable of operating in both air and
water, using the same propellers for propulsion in both mediums. This study focuses on
describing morphology through continuous and discrete parameters, aiming to enhance
these elements to improve the propeller configuration, providing lower motor energy
consumption. Thus, this work compares the use of Evolutionary Algorithms, specifically
Evolution Strategies, CMA-ES and OpenAI-ES, with local search algorithms and ran-
dom search through experiments to evaluate the energy efficiency of the propellers at
different service speeds. The results obtained demonstrate that Evolutionary Algorithms
find valid results for speeds where previous approaches had not reached, and in cases
where results already existed, the solutions obtained showed superior performance. |
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dc.format.extent |
92 f. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
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dc.rights |
Open Access. |
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dc.subject |
Ciências da Computação |
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dc.subject |
Drones híbridos |
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dc.subject |
Algoritmos evolutivos |
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dc.subject |
Otimização de hélices de drone |
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dc.subject |
Estratégias de Evolução |
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dc.title |
Otimização paramétrica de hélices de drone híbrido para desempenho na água por meio de algoritmos evolutivos |
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dc.type |
TCCgrad |
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