Abstract:
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Este trabalho aborda o problema do surgimento de vazios em cantos na fase inicial
da laminação de embarcações em PRFV, conhecida como skin coat. Os problemas
causados pelo surgimento destes vazios, afetam não só a qualidade percebida, mas
também, podem facilitar a absorção de umidade pelas camadas estruturais do
PRFV, vindo a danificá-los e como precisam ser reparados, acabam agregando
custos ao produto final. Com o propósito de minimizar o aparecimento destes vazios
durante o processo de laminação do skin coat, o presente estudo propõe analisar a
possibilidade de sua eliminação, com emprego de dois tipos de massas. Para esta
finalidade, após a revisão da literatura de materiais e processo de compósitos, foram
elaborados corpos de prova a fim de comparar diferentes processos para avaliar a
incidência do defeito na interface gelcoat e skin coat, sendo o primeiro sem massa,
como grupo de controle, o segundo com a aplicação de uma massa comercial, e por
fim, o terceiro com uma massa fabricada, a partir de matriz poliéster, roving picado e
sílica coloidal. Estes corpos de prova foram submetidos a testes visuais e de
impacto para verificar a presença de vazios nas arestas. Dentre os testes realizados,
a utilização da massa fabricada mostrou indícios de melhor resultado sendo então,
das alternativas testadas, a mais eficiente na redução de vazios. |