Análise da experiência de usuário com realidade virtual utilizando Oculus Quest 2

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Análise da experiência de usuário com realidade virtual utilizando Oculus Quest 2

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Pozzebon, Eliane
dc.contributor.author Souza, Luan Kenig de
dc.date.accessioned 2023-12-12T23:56:39Z
dc.date.available 2023-12-12T23:56:39Z
dc.date.issued 2023-12-07
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252957
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Tecnologias da Informação e Comunicação. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal a análise da experiência de usuário ao utilizar o dispositivo de realidade virtual, especificamente, o Oculus Quest 2. Para alcançar este propósito, conduziu-se um estudo que empregou um questionário fundamentado na metodologia GameFlow, a fim de avaliar e validar os resultados. A pesquisa contou com a participação de integrantes do Laboratório de Tecnologias Computacionais (LabTeC) e alunos de graduação da UFSC. Os resultados obtidos a partir dessas interações e avaliações são cruciais para compreender a percepção e reação dos usuários diante do uso da tecnologia de realidade virtual, destacando os desafios, habilidades e imersão envolvidas. As conclusões provenientes deste estudo permitem esclarecer a relação entre os usuários com o Oculus Quest 2, fornecendo informações importantes para melhorias e aprimoramentos tanto na questão de aplicações, como na finalidade do uso do óculos de realidade virtual como um todo. pt_BR
dc.description.abstract The present undergraduate thesis aims to analyze the user experience when using virtual reality technology, specifically the Oculus Quest 2. To achieve this objective, a study was conducted, employing a questionnaire based on the GameFlow methodology, in order to assess and validate the results. The research involved the participation of members from the Laboratory of Computational Technologies (LabTeC) and undergraduate students at UFSC. The results obtained from these interactions and assessments are crucial for understanding users’ perception and response to the use of virtual reality technology, highlighting the challenges, skills and immersion involved. The conclusions drawn from this study provide insights into the relationship between the users and the Oculus Quest 2, offering valuable information for improvements and enhancements, both in terms of applications and the overall purpose of using virtual reality headsets. pt_BR
dc.format.extent 83 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Araranguá, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Oculus Quest 2 pt_BR
dc.subject realidade virtual pt_BR
dc.subject experiência de usuário pt_BR
dc.subject virtual reality pt_BR
dc.subject user experience pt_BR
dc.title Análise da experiência de usuário com realidade virtual utilizando Oculus Quest 2 pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR
dc.contributor.advisor-co Bolan, Giácomo Antônio Althoff


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TCC final - Luan Kenig de Souza.pdf 3.473Mb PDF Visualizar/Abrir TCC - Luan K. Souza

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