Características dos jogos digitais que potencializam o incentivo à leitura

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Características dos jogos digitais que potencializam o incentivo à leitura

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Title: Características dos jogos digitais que potencializam o incentivo à leitura
Author: Silva, Álefe da Costa
Abstract: É observado o forte impacto da tecnologia para a atualização dos métodos de ensino nas escolas, em foco nessa pesquisa para o fomento do incentivo à leitura e letramento. Dentro dessas tecnologias são abordados os jogos digitais, que podem servir como uma tecnologia de auxílio na educação. A biblioteconomia tem a oportunidade de trazer para si, implementações dessas tecnologias. Explorando os gêneros de jogos digitais e suas características, observa-se que o gênero de Roleplaying game se encaixa para o objetivo dessa pesquisa, que está em compreender como os jogos digitais podem contribuir para o desenvolvimento da leitura. Isso contribui para a busca de resolução de algumas problemáticas encontradas atualmente no Brasil, o baixo nível em leitura, de acordo com o Ministério da Educação e Cultura e a falta de atualização dos métodos de ensinos nas escolas. Para chegar no resultado, a pesquisa foi de cunho descritivo qualitativo e bibliográfico para o levantamento e tratamentos de dados, feita em bases de dados e plataformas de jogos digitais. Foram listados sete jogos de Role-playing game como exemplos de gênero que incentivam a prática da leitura no decorrer do game. Conclui-se então que os jogos digitais possuem potencial em auxiliar no incentivo ao desenvolvimento da leitura e do letramento nos estudantes, conciliando essa atividade como algo divertido e ampliando as possibilidades de atualização da educação e dos métodos de ensino, considerando que o letramento e desenvolvimento da leitura é algo intra e extraescolar.The strong impact of technology on updating teaching methods in schools is observed, with a focus on this research for the promotion of reading and literacy. Within these technologies, digital games are addressed, which can serve as a supportive technology in education. Library science has the opportunity to implement these technologies. By exploring the genres of digital games and their characteristics, it is observed that the Role-playing game genre aligns with the objective of this research, which is to understand how digital games can contribute to the development of reading. This contributes to addressing some of the problems currently found in Brazil, such as low levels of reading according to the Ministry of Education and Culture, and the lack of updating teaching methods in schools. To achieve the result, the research had a qualitative and bibliographic descriptive approach for data collection and analysis, conducted using databases and digital gaming platforms. Seven Role-playing games were listed as examples of a genre that encourages reading practice throughout the game. It is concluded that digital games have the potential to assist in promoting the development of reading and literacy in students, combining this activity with something fun and expanding the possibilities for educational updates and teaching methods. This is important considering that literacy and reading development occur both within and outside of the school environment.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Educação, Biblioteconomia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252640
Date: 2023-06-22


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