Abstract:
|
O presente trabalho tem como tema a Biblioteca Escolar do Colégio de Aplicação
da Universidade Federal de Santa Catarina a partir de seus serviços e formação de leitores e
tem, como objetivo geral apresentar a colaboração da biblioteca escolar do Colégio de
Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina na formação de leitores a partir das
atividades e serviços registrados no site institucional do CA/UFSC. De forma específica
pretende: a) descrever a estrutura e funcionamento da biblioteca escolar do CA/UFSC com
base na coleta de informações no site institucional; b) identificar as atividades que constam no
site sobre iniciativas voltadas à formação de leitores a partir dos serviços oferecidos. O
referencial teórico para a elaboração do trabalho vai apresentar uma breve restrospectiva da
Biblioteca do Colégio de Aplicação, seguido de estudos em relação à formação de leitores e o
leitor nos espaços das bibliotecas. Os procedimentos metodológicos utilizados para a
elaboração do estudo, quantos aos objetivos é descritiva, quanto aos procedimentos técnicos é
bibliográfica e documental e, a abordagem da pesquisa quanto análise dos dados coletados é
qualitativa. A coleta dos dados ocorrereu a partir de publicações e documentos disponíveis no
site da Biblioteca Setorial do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa
Catarina. Por meio do site da biblioteca conclui-se que ela tem proporcionado diferentes
recursos, na formação de leitores, contribuindo na criticidade e autonomia. |