dc.description.abstract |
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) visa aprimorar a formação de professores, com o intuito de elevar o padrão de ensino nas escolas públicas de níveis fundamental e médio. Este programa foca em enriquecer o preparo de educadores nas universidades e faculdades, buscando, assim, melhorar a qualidade da educação básica nacional. Este esforço é essencial para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais eficazes e para a construção de um sistema educacional robusto e competente.
Por isso, compreender de que modo a participação no PIBID auxilia na formação continuada dos professores/as supervisores/as e na contribuição para o aprimoramento das práticas pedagógicas é fundamental para avaliar a eficácia do programa. Com o propósito de abordar estas questões, este estudo tem como objetivo geral compreender como e de que forma o PIBID/Educação Física/UFSC contribui com o processo de formação continuada dos professores/as supervisores/as. Esta pesquisa se baseia em um estudo de campo de abordagem qualitativa e descritiva. O contexto da pesquisa é formado por quatro professores supervisores, para a obtenção de dados foi realizada uma entrevista semiestruturada com os professores participantes. Para tanto, foram adotados os seguintes critérios: a) Ser professor efetivo do município de Florianópolis; b) Ser professor supervisor participante do Subprojeto/PIBID/Educação Física/UFSC. Para a categorização dos dados coletados da pesquisa, utilizou-se a metodologia da análise de conteúdo. Conforme os resultados obtidos na pesquisa, a colaboração entre professores supervisores, licenciandos e docentes universitários enriquece o processo educacional e simultaneamente promove a atualização das práticas pedagógicas dos supervisores/as, que se beneficiam da introdução de novas perspectivas e estratégias de ensino. |
pt_BR |