Abstract:
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O objetivo desta monografia é dissertar sobre como os padrões de consumo da
Comunidade LGBTQIA+ se formam através dos hábitos de consumo que são
institucionalizados pela sociedade. Foi utilizado o método de estudo bibliográfico,
qualitativo e descritivo para buscar entender se existe relação do tema abordado com
a Teoria do Consumo e a Economia Institucional. A primeira parte apresentou uma
revisão teórica da Teoria do Consumo, Economia Institucional e Teoria dos Custos de
Transação, trazendo conceitos básicos para compreender de que forma estas teorias
evoluíram ao decorrer do tempo. O tópico seguinte tratou da história da Comunidade
LGBTQIA+, desde Stonewall, as lutas pelos direitos nas Cortes Judiciais e as Paradas
do Orgulho, trouxe também o conceito de Pink Money, mostrando que existe uma
parcela dos produtos e eventos da sociedade direcionados a Comunidade LGBTQIA+.
A terceira e última parte desta monografia mostra como a Comunidade LGBTQIA+
está relacionada com a Teoria do Consumo e a Economia Institucional, mostrando
que os padrões e hábitos de consumo dos indivíduos se dá a partir de hábitos de
pensamento e convívios institucionalizados. A Comunidade LGBTQIA+ tende a
direcionar seus gastos à produtos e empresas que tenham a preocupação com a
causa LGBTQIA+, tendo propagandas que façam a inclusão e apoiando movimentos
em todo âmbito social e político. |