Abstract:
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Este trabalho emerge de um projeto, envolvendo jogo e matemática, vinculado à Uni versidade Aberta para as Pessoas Idosas (NETI-UNAPI) da Universidade Federal de
Santa Catarina (UFSC), um espaço com atividades voltadas para pessoas de 50 anos
ou mais. Nessa direção, é pertinente questionar: quais são os conhecimentos matemá ticos que pessoas idosas engendram durante as ações com os jogos de estratégia?
O objetivo geral do presente trabalho pauta-se em compreender a relação entre a
Matemática e os jogos em um espaço intersticial com pessoas idosas. Nesse sentido,
foram realizadas duas oficinas com cinco pessoas idosas no ambiente do NETI-UNAPI,
por meio de uma atividade socioeducativa já oferecida por esse espaço, onde foi traba lhado com o jogo do NIM, um jogo de estratégia. Nesse sentido, a partir dos discursos
das ações com o jogo, percebeu-se presente uma matemática representada por meio
da análise de possibilidades, da percepção das decisões encadeadas, do ato de prever
as jogadas do adversário e as possíveis finalizações da partida e da ordem sequencial
das jogadas. Uma matemática mobilizada por meio do conceito de divisão e seus
elementos: dividendo, divisor, quociente e resto. Ainda, uma matemática possível por meio das experiências dos participantes. |