Abordagem multicritério construtivista para apoio à gestão da inovação no Setor Portuário

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Abordagem multicritério construtivista para apoio à gestão da inovação no Setor Portuário

Mostrar registro completo

Título: Abordagem multicritério construtivista para apoio à gestão da inovação no Setor Portuário
Autor: Yoshiura, Luiz Junior Maemura
Resumo: O modal marítimo é o principal meio de transporte utilizado para movimentar mercadorias em escala global, fazendo dos portos centros de concentração logísticos fundamentais para operacionalização da cadeia de suprimentos. Sua importância demanda grande eficiência das atividades executadas dentro dos terminais, sendo pressionados por armadores, outros portos, transportadoras, órgãos regulatórios e demais atores envolvidos nesse mercado. Com isso, um dos caminhos adotados pelo segmento para atender às necessidades de melhoria é o desenvolvimento e a adoção de soluções inovadoras. Nesta pesquisa, será desenvolvido um estudo de caso na Portonave S/A, terminal portuário de uso privado, localizado na cidade de Navegantes, no estado de Santa Cataria, sendo um dos expoentes nacionais na movimentação de contêineres. O objetivo deste estudo é construir um modelo de avaliação de desempenho para apoiar a gestão do processo de inovação do Terminal de Navegantes. A pesquisa é exploratória, baseada em um estudo de caso desenvolvido na Portonave e utiliza abordagens qualitativa e quantitativa. Foram coletados dados primários por meio de entrevistas semiestruturadas com o decisor; e dados secundários provenientes de documentos e relatórios fornecidos pela empresa; assim como dados resultantes da revisão de literatura operacionalizada com base no instrumento de intervenção Knowledge Development Process-Constructivist (ProKnow-C). Para construção do modelo, foi utilizada a metodologia Multicritério de Apoio à Decisão-Construtivista (MCDA-C). Como resultados, o trabalho contribuiu para os estudos que fundamentam a literatura em Avaliação de Desempenho no Setor Portuário, especificamente aqueles voltados para a Gestão da Inovação. Por meio da análise e construção dos Mapas da Literatura, foi identificada, como lacuna, a escassez de trabalhos que integram as informações geradas por indicadores, não permitindo a formalização de um sistema de avaliação de desempenho adequado para oferecer suporte à gestão do processo de inovação. Além disso, foi evidenciado o subdesenvolvimento dos controles sociais dentro da literatura do tema, fator que pode representar uma ameaça para organizações que desejam desenvolver a gestão da inovação em um ambiente competitivo, complexo e incerto. A aplicação da metodologia MCDA-C viabilizou a construção de um modelo singular para apoiar o processo de Gestão da Inovação desenvolvido na Portonave. Dessa forma, o estudo também apresenta uma contribuição prática, concretizada em todo o conhecimento gerado durante o processo de construção do modelo e ao entregar para o terminal uma ferramenta capaz de diagnosticar a situação atual do desempenho de sua Gestão da Inovação, assim como evidenciar pontos críticos e auxiliar no planejamento de melhorias. Além da contribuição para a literatura do tema, os resultados afetam diretamente os gestores do Terminal Portuário de Navegantes, bem como o sistema regional portuário e de inovação.Abstract: The maritime mode of transportation is the primary means used for moving goods on a global scale, making ports critical logistics hubs for the operationalization of the supply chain. Its significance demands high efficiency in the activities performed within terminals, being pressured by shipping companies, other ports, carriers, regulatory institutions and other stakeholders in this market. As a result, one of the approaches adopted by the industry to meet the improvement needs is the development and adoption of innovative solutions. In this research, a case study will be conducted at Portonave S/A, a private-use port terminal located in the city of Navegantes in the state of Santa Catarina, Brazil, being one of the national leaders in container handling. The objective of this study is to construct a performance evaluation model to support the management of the innovation process within the Navegantes terminal. The research is exploratory, based on a case study conducted at Portonave S/A, and it utilizes both qualitative and quantitative approaches. Primary data will be collected through semistructured interviews with tthe decision-makers, while secondary data will come from documents and reports provided by the company, as well as data resulting from the literature review operationalized using the Knowledge Development Process - Constructivist (ProKnow-C) intervention instrument. The construction of the model will involve the use of the Constructivist Multicriteria Decision Aid (MCDA-C) methodology. As a result, the work contributed to the studies that support the literature on Performance Evaluation in the Port Sector, specifically those focused on Innovation Management. Through the analysis and construction of the Literature Maps, a gap was identified as a lack of work that integrates the information generated by indicators, not allowing the formalization of an adequate performance evaluation system to support the management of the innovation process. Furthermore, the underdevelopment of social controls within the literature on the subject has been evidenced, a factor that can pose a threat to organizations seeking to develop innovation management in a competitive, complex, and uncertain environment. The application of the MCDA-C methodology made it possible to build a unique model to support the Innovation Management process developed at Portonave. In this way, the study also presents a practical contribution, embodied in all the knowledge generated during the model construction process and by delivering to the terminal a tool capable of diagnosing the current situation of its Innovation Management performance, as well as highlighting points critical and assist in planning improvements. In addition to contributing to the literature on the topic, the results directly affect the managers of the Navegantes Port Terminal, as well as the regional port and innovation system.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2023.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252037
Data: 2023


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
PEPS5867-D.pdf 4.611Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar