Aplicação da marca artística Van Gogh no design de produtos da cultura pop

DSpace Repository

A- A A+

Aplicação da marca artística Van Gogh no design de produtos da cultura pop

Show full item record

Title: Aplicação da marca artística Van Gogh no design de produtos da cultura pop
Author: Cervinski, Luana
Abstract: No atual contexto da cultura de mercado, é comum o culto popular (Pop) de imagens e outras referências de personalidades mais ou menos ficcionais, como heróis ou heroínas de filmes, personagens de histórias em quadrinhos ou desenhos animados, estrelas do showbusiness e outras celebridades. Geralmente, devido ao pagamento de franquia, as imagens ou referências de personalidades são aplicadas em diversos produtos, como um incremento de marca para sua comercialização. Há personalidades que foram ou são artistas pintores, incluindo o pintor de origem holandesa Vincent Van Gogh (1853-1890), cuja marca é o objeto central deste estudo. Atualmente, são de domínio público as imagens de obras e outras referências de Van Gogh que, praticamente, viveu ignorado pela sociedade francesa do século XIX. Mas, a partir do século seguinte, suas obras foram consideradas cada vez mais valiosas artística e financeiramente. As imagens do artista e de suas obras foram amplamente popularizadas em diversos meios de comunicação e produtos comerciais, como poderosa marca artístico-comercial. Isso porque suas imagens e referências passaram a povoar o imaginário coletivo associado à cultura Pop. Portanto, o objetivo proposto deste estudo foi descrever o sistema de apropriação e aplicação da marca Van Gogh, sustentada pela relação entre Arte e Design, porque imagens de obras artísticas e outras referências do artista necessitam ser observadas, selecionadas e projetadas, geralmente como Design de Superfície, para serem coletadas, tratadas e aplicadas na comunicação da marca Van Gogh, como incremento estético-simbólico de produtos populares. Para este estudo, foi realizada uma pesquisa qualitativa e descritiva, com etapas exploratória, teórico-bibliográfica e documental. O resultado alcançado foi a descrição da estrutura dinâmica e básica da aplicação comercial da marca artística em produtos populares. Isso é decorrente da interação assíncrona entre Arte e Design, visando a valorização estético-simbólica, comercial e financeira de bens industriais de consumo. O foco do estudo é a marca Van Gogh, e acredita-se, contudo, que a estrutura aqui descrita é basicamente a mesma para a aplicação de outras marcas artísticas de domínio público.Abstract: In the current context of market culture, popular worship (Pop) of images and other references of more or less fictional personalities, such as film heroes or heroines, characters from comics or cartoons, show business stars, and other celebrities, is common. Generally, due to the payment of the franchise, the images or references of personalities are applied to different products, as a brand increment for their commercialization. Some personalities were or are painters, including the painter of Dutch origin Vincent Van Gogh (1853-1890), whose mark is the central object of this study. Currently, images of works and other references by Van Gogh are in the public domain, practically ignored by French society in the 19th century. But from the next century onwards, his works were considered increasingly artistically and financially valuable. The images of the artist and his works were widely popularized in various media and commercial products, as a powerful artistic-commercial brand. This is because their images and references began to populate the collective imagination associated with Pop culture. Therefore, the proposed objective of this study was to describe the system of appropriation and application of the Van Gogh brand, supported by the relationship between Art and Design, because images of artistic works and other references by the artist need to be observed, selected, and projected, generally as Design of Surface, to be collected, treated, and applied in the communication of the Van Gogh brand as an aesthetic-symbolic increment of popular products. For this study, qualitative and descriptive research was carried out, with exploratory, theoretical-bibliographical, and, documentary stages. The result achieved was the description of the dynamic and basic structure of the commercial application of the artistic brand in popular products. This is due to the asynchronous interaction between Art and Design, aiming at the aesthetic-symbolic, commercial, and financial appreciation of industrial consumer goods. The focus of the study is the Van Gogh brand, and it is believed, however, that the structure described here is the same for the application of any other artistic brands in the public domain.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2023.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252009
Date: 2023


Files in this item

Files Size Format View
PGDE0262-D.pdf 3.762Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar