Crianças e adolescentes com transtornos do neurodesenvolvimento e a evidência científica em odontologia: uma coletânea de revisões

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Crianças e adolescentes com transtornos do neurodesenvolvimento e a evidência científica em odontologia: uma coletânea de revisões

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Title: Crianças e adolescentes com transtornos do neurodesenvolvimento e a evidência científica em odontologia: uma coletânea de revisões
Author: Kammer, Pedro Vitali
Abstract: A Odontologia para pacientes com necessidades especiais é uma área ampla e que abrange indivíduos com qualquer condição limitante, seja ela emocional, comportamental, cognitiva, de desenvolvimento, mental ou física. Evidências indicam que crianças e adultos sem deficiência experienciam as mesmas condições bucais que seus pares não deficientes, embora pessoas com deficiência tenham desfechos piores. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi conduzir uma serie de revisões relacionadas a crianças e adolescentes com transtornos do neurodesenvolvimento (TN) e a evidência disponível na Odontologia. Primeiramente, uma revisão bibliométrica (RB) foi conduzida para elaborar um levantamento dos 100 artigos mais citados referentes a crianças e adolescente com TN na odontologia. Posteriormente, uma revisão sistemática (RS) sobre a prevalência de bruxismo/ranger dos dentes nesse grupo de pacientes foi realizada. Por fim, uma revisão de escopo (RE) com a finalidade de mapear a literatura sobre qualidade de vida relacionada a saúde bucal foi elaborada. Em relação a RB, a maioria dos estudos incluídos foram observacionais, focando na epidemiologia de condições bucais e referente a pessoas com síndrome de Down e transtorno do espectro do Autismo. O número de citações variou de 30 a 106 por estudo. Em relação a RS, 77 estudos foram incluídos e a prevalência de bruxismo oscilou de acordo com a deficiência e os resultados apresentaram alta heterogeneidade. Por último, dos 15 estudos incluídos na RE, oito foram do Brasil, sobre pessoas com Paralisia Cerebral e utilizaram o P-CPQ para avaliação da qualidade de vida relacionada a saúde bucal. Os resultados desses trabalhos não são importantes somente com desenvolvimento científico e clínico, mas também para garantir uma odontologia inclusiva e baseada em evidências para os paciente, garantindo aos cirurgiões?dentistas acesso a diferentes artigos que sintetizam a vasta literatura disponível atualmente.Abstract: Dentistry for patients with special needs is a broad area that encompasses individuals with any limiting condition, be it emotional, behavioral, cognitive, developmental, mental or physical that requires medical treatment. Evidence indicates that children and adults without disabilities experience the same oral conditions as their non-disabled peers, although people with disabilities have worse outcomes. Thus, the objective of this work was to conduct a series of reviews related to children and adolescents with neurodevelopmental disorders (ND) and dentistry. First, a bibliometric review (BR) was conducted to create a survey of the 100 most cited articles referring to children and adolescents with ND in dentistry. Subsequently, a systematic review (SR) on the prevalence of bruxism/teeth grinding in this group of patients was performed. Finally, a scoping review (ScR) with the purpose of mapping the literature on quality of life related to oral health was elaborated. Regarding BR, most of the studies included were observational, focusing on the epidemiology of oral conditions and referring to people with Down syndrome and Autism Spectrum Disorder. The number of citations ranged from 30 to 106 per study. Regarding the SR, 77 studies were included and the prevalence of bruxism varied according to the disability and the results showed high heterogeneity. Finally, of the 15 studies included, eight were from Brazil, about people with Cerebral Palsy and used the P-CPQ to assess the quality of life related to oral health in the ScR. The results of these works are not only important for scientific and clinical development, but also for ensuring an inclusive and evidence-based dentistry for patients, guaranteeing dentists access to different articles that synthesize the vast literature currently available.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Florianópolis, 2022.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251982
Date: 2022


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