Um modelo de avaliação do nível de maturidade da Qualidade 4.0 para empresas de manufatura

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Um modelo de avaliação do nível de maturidade da Qualidade 4.0 para empresas de manufatura

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Título: Um modelo de avaliação do nível de maturidade da Qualidade 4.0 para empresas de manufatura
Autor: Alemsan, Maruan Karím
Resumo: O mundo está presenciando a 4ª Revolução Industrial, também denominada de Indústria 4.0. A Indústria 4.0 pode ser definida como um novo modelo de negócios no qual as empresas utilizam tecnologias como big data, computação em nuvem, sistemas ciber-físicos, internet das coisas, inteligência artificial para produzir produtos personalizados de acordo com o perfil dos consumidores. A interação com o mercado pode ser otimizada por meio da utilização dessas tecnologias na gestão da qualidade, originando a Qualidade 4.0. A Qualidade 4.0 pode possibilitar uma adaptação mais ágil frente às alterações do mercado, especialmente em situações de alta volatilidade. No entanto, para que as empresas possam aplicar ao máximo as vantagens da Qualidade 4.0, elas precisam avaliar sua maturidade nessa área para que sejam propostas ações de melhoria. Nesse sentido, este trabalho propõe um modelo de avaliação do nível de maturidade da Qualidade 4.0 considerando o contexto brasileiro, visando estabelecer um conjunto de melhorias para os processos de Gestão e Avaliação da Qualidade. Para isso, foi realizado um estudo de caso fundamentado em uma pesquisa qualitativa teórico-conceitual, o qual foi composto por um mapeamento bibliográfico, dois questionários e duas entrevistas presenciais. No mapeamento bibliográfico, e com base no suporte teórico, foram definidos os fatores-chave da maturidade da Qualidade 4.0. Posteriormente, para validar e verificar o nível de importância desses fatores-chave no contexto brasileiro, foi aplicado o Questionário A para 53 especialistas em gestão da qualidade com experiência em Indústria 4.0, Qualidade 4.0 e/ou Gestão e Avaliação da Qualidade. Já o Questionário B foi respondido por 11 profissionais que atuam na gestão da qualidade em indústrias de manufatura brasileira com a finalidade de avaliarem a viabilidade das melhorias propostas. E, por fim, foi realizado um estudo de caso, por meio de duas entrevistas presenciais, em uma indústria de manufatura de equipamentos elétricos catarinense para consolidar o modelo proposto, bem como sua aplicação com o objetivo de avaliar o nível de maturidade da Qualidade 4.0. O modelo desenvolvido foi composto por 24 fatores-chave e 10 tecnologias, divididos em 4 dimensões: (1) Cultural; (2) de Gestão; (3) Tecnológica e (4) de Integração, fornecendo um diagnóstico da situação atual e propondo 31 melhorias priorizadas, visando aumentar o nível de maturidade da Qualidade 4.0 para empresas de manufatura. Por meio deste estudo, conclui-se que os fatores-chave e tecnologias estão alinhados com o contexto brasileiro e as melhorias, no geral, são viáveis em termos de custo-benefício, recursos (financeiros, humanos e tecnológicos) e tipo de produto fabricado para as indústrias respondentes.Abstract: The world is witnessing the 4th Industrial Revolution, also called Industry 4.0. Industry 4.0 can be defined as a new business model in which companies use technologies such as big data, cloud computing, cyber-physical systems, internet of things, artificial intelligence to produce personalized products according to consumer profiles. Interaction with the market can be optimized through the use of these technologies in quality management, creating Quality 4.0. Quality 4.0 can enable more agile adaptation to market changes, especially in situations of high volatility. However, for companies to be able to fully apply the advantages of Quality 4.0, they need to assess their maturity in this area so that improvement actions can be proposed. In this sense, this work proposes a model for assessing the maturity level of Quality 4.0 considering the Brazilian context, aiming to establish a set of improvements for the Quality Management and Assessment processes. To this end, a case study was carried out based on qualitative theoretical-conceptual research, which was composed of a bibliographic mapping, two questionnaires and two face-to-face interviews. In the bibliographic mapping, and based on theoretical support, the key factors of Quality 4.0 maturity were defined. Subsequently, to validate and verify the level of importance of these key factors in the Brazilian context, Questionnaire A was applied to 53 quality management experts with experience in Industry 4.0, Quality 4.0 and/or Quality Management and Assessment. Questionnaire B was answered by 11 professionals who work in quality management in Brazilian manufacturing industries with the purpose of evaluating the feasibility of the proposed improvements. And finally, a case study was carried out, through two face-to-face interviews, in an electrical equipment manufacturing industry in Santa Catarina to consolidate the proposed model, as well as its application with the objective of evaluating the maturity level of Quality 4.0. The model developed was composed of 24 key factors and 10 technologies, divided into 4 dimensions: (1) Cultural; (2) Management; (3) Technological and (4) Integration, providing a diagnosis of the current situation and proposing 31 prioritized improvements, aiming to increase the level of maturity of Quality 4.0 for manufacturing companies. Through this study, it is concluded that the key factors and technologies are aligned with the Brazilian context and the improvements, in general, are viable in terms of cost-benefit, resources (financial, human and technological) and type of product manufactured for the responding industries.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2023.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251917
Data: 2023


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