Animações em grandes formatos: uma interpretação animada da obra de Franklin Cascaes

DSpace Repository

A- A A+

Animações em grandes formatos: uma interpretação animada da obra de Franklin Cascaes

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Vieira, Milton Luiz Horn
dc.contributor.author Pereira, Clovis Geyer
dc.date.accessioned 2023-11-08T23:26:57Z
dc.date.available 2023-11-08T23:26:57Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.other 384617
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251850
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2023.
dc.description.abstract Sonhos em grandes formatos Movimento é o resultado de um Projeto de doutorado do Curso Pós Design da UFSC sobre uma animação em grande formato que foi solicitada para ser apresentada no Centro de Eventos da UFSC durante o ciclo de comemorações do jubileu de ouro da Pós-Graduação da UFSC. Para a execução do trabalho, foram pesquisados ??processos semelhantes no Brasil e no mundo com o objetivo de mapear soluções técnicas e equipamentos protegidos para produzir com qualidade conforme projeções das animações realizadas. A maior dificuldade seria animar as ilustrações de Franklin Cascaes sem alterar sua essência, até então, nesse tipo de animação os originais dos artistas são redesenhados por outros profissionais. Neste caso específico, a ideia era manter a integridade da obra original com o objetivo de criar animações, até então nunca elaboradas, para serem projetadas em uma parede, criando uma intervenção artística em um ambiente externo, que é o que caracteriza esse tipo de trabalho . Dessa forma, a escolha metodológica foi o sistema Doble Diamond. A partir da proposta de animar os desenhos de Franklin Cascaes, foram realizadas as etapas de Descobrir e pesquisar animações de grandes formatos, Definir como fazer e executar tais animações, Desenvolver a tarefa por meio de equipamentos e softwares otimizados, assim como técnicas de animação, e finalmente Entregar o produto final. Como resultado foram projetados como quatro animações com tempo médio de cada uma em torno de sete minutos, tendo como público os participantes do evento, e com a qualidade de projeção nos quesitos esperados como: fluidez da animação, nitidez da imagem e sincronia com o som ambiente. Conclui-se que foi possível realizar uma animação em grande formato com base no trabalho de um artista da nossa região, Franklin Cascaes, sem alterar sua obra, animando em cima de seus originais, tratando suas imagens e, sobretudo, mantendo sua personalidade intacta. Contribuindo também para anexar ao acervo das animações do Curso de Animação da UFSC com um modelo até então não explorado.
dc.description.abstract Abstract: ?Sonhos em Movimento? is the result of a large-format animation project that was presented at the UFSC Events Center during the UFSC Graduate Golden Jubilee celebration cycle. For the execution of the work, similar processes were researched in Brazil and in the world with the objective of mapping technical solutions and appropriate equipment to produce with quality the projections of the executed animations. The greatest difficulty would be to animate Franklin Cascaes' illustrations without changing its essence, until then, in this type of animation, the artists' originals are redrawn by other designers, in this specific case, the idea was to maintain the integrity of the original work in order to create animations, never made before, to be projected onto a wall, creating an artistic intervention in an external environment, which is what characterizes this type of work. Thus, the methodological choice was the Doble Diamond system. Based on the proposal to animate Franklin Cascaes?s illustrations, the steps of Discovering and researching large format animations, Defining how to make and execute such animations, Developing the task using appropriate equipment and software, as well as techniques of animation and finally deliver the final product. As a result, the four animations were projected on the stipulated day, with an average time of each one around seven minutes, having the event participants as audience, and with the quality of projection in the expected aspects such as: fluidity of the animation, sharpness of the image and sync with the ambient sound. It was concluded that it was possible to create a large format animation based on the work of an artist from our region, Franklin Caccaes, without altering his work, animating on top of his originals, treating his images and, above all, keeping his personality unchanged. Also contributing to attach to the collection of animations of the UFSC Animation Course with a previously unexplored model. en
dc.format.extent 80 p.| il., tabs.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Design
dc.subject.classification Filmes de animação
dc.subject.classification Animação (Cinematografia)
dc.title Animações em grandes formatos: uma interpretação animada da obra de Franklin Cascaes
dc.type Tese (Doutorado)


Files in this item

Files Size Format View
PGDE0261-T.pdf 5.926Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar