"Playfisio": desenvolvimento de um jogo digital para apoiar o ensino-aprendizagem de cuidados respiratórios a pacientes críticos entre acadêmicos de Fisioterapia

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"Playfisio": desenvolvimento de um jogo digital para apoiar o ensino-aprendizagem de cuidados respiratórios a pacientes críticos entre acadêmicos de Fisioterapia

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Title: "Playfisio": desenvolvimento de um jogo digital para apoiar o ensino-aprendizagem de cuidados respiratórios a pacientes críticos entre acadêmicos de Fisioterapia
Author: Marcos, Leilane
Abstract: Introdução: Na Fisioterapia, certas disciplinas requerem a habilidade de resolução de problemas, e o desenvolvimento de conteúdos sobre determinada especialidade se faz necessário. Os jogos educativos podem ser uma alternativa por fornecem uma prática focada e deliberada em ambientes seguros e controlados. Objetivo: Desenvolver e avaliar a usabilidade de um jogo educacional para consolidação de conhecimentos de estudantes de Fisioterapia sobre recursos e técnicas fisioterapêuticas nos cuidados dos pacientes críticos. Método: Este foi um estudo metodológico, transversal e de abordagem mista. O jogo PlayFisio foi desenvolvido em cinco fases. Na primeira, foi realizado um levantamento bibliográfico e consulta a profissionais fisioterapeutas para definição do conteúdo. Na segunda fase, as informações foram repassadas aos desenvolvedores para a construção da interface no formato Graphic Novel. Na terceira fase, construção do protótipo e avaliação por um painel de juízes especialistas através do instrumento Equali-OAS. Na quarta fase, foram analisados os resultados do painel de juízes especialistas e executado ajustes do protótipo. Por fim o jogo foi avaliado através do instrumento MEEGA+ com estudantes de Fisioterapia. Resultados: Na avaliação do jogo pelo painel de juízes especialistas (com mediana de idade de 38 anos e a mediana do tempo de atuação profissional de 10 anos) para o índice de análise do conteúdo os itens 21, 22, 37 e 38 não alcançaram = 0,80, porém o valor é maior que o preconizado na literatura. Participaram vinte acadêmicos do curso de Fisioterapia, oito participantes do sexo masculino e 12 feminino; mediana da idade foi 22 (P25-75 = 21,2 ? 23,7) anos. Destes 15 (65,0%) frequentaram escola pública e 12 (60,0%) escolas particulares e 11 (55,0%) usam jogos digitais). 95% dos participantes relataram que o design do PlayFisio é atraente, 90% que a organização do conteúdo os ajudou a estarem confiantes na aprendizagem, 95% que oferece novos desafios e com um ritmo adequado, 70% demonstraram que o PlayFisio não se tornou monótono, 90% sentiram-se satisfeitos com o que aprenderam, 95% recomendariam o PlayFisio para seus colegas e todos relataram que é um método de ensino adequado e contribuiu para a aprendizagem. Conclusão: O Playfisio é uma ferramenta que poderá contribuir como uma alternativa pedagógica para o ensino aprendizagem dos estudantes de Fisioterapia.Abstract: Introduction: In Physiotherapy, certain disciplines require problem-solving skills, and the development of content on a certain specialty is necessary. Educational games can be an alternative because they provide focused and deliberate practice in safe and controlled environments. Objective: Develop and evaluate the usability of an educational game to consolidate the knowledge of Physiotherapy students about physiotherapeutic resources and techniques in the care of critically ill patients. Method: This was a methodological, cross-sectional and mixed approach study. The PlayFisio game was developed in five phases. Firstly, a bibliographical survey was carried out and consultation with physiotherapists to define the content. In the second phase, the information was passed on to the developers to build the interface in Graphic Novel format. In the third phase, construction of the prototype and evaluation by a panel of expert judges using the Equali-OAS instrument. In the fourth phase, the results of the panel of expert judges were analyzed and adjustments to the prototype were made. Finally, the game was evaluated using the MEEGA+ instrument with Physiotherapy students. Results: In the evaluation of the game by the panel of expert judges (with a median age of 38 years and a median professional experience of 10 years) for the content analysis index, items 21, 22, 37 and 38 did not reach = 0.80, however the value is higher than that recommended in the literature. Twenty students from the Physiotherapy course participated, eight male participants and 12 female participants; median age was 22 (P25-75 = 21.2 ? 23.7) years. Of these, 15 (65.0%) attended public schools and 12 (60.0%) private schools and 11 (55.0%) use digital games). 95% of participants reported that PlayFisio's design is attractive, 90% that the organization of the content helped them to be confident in learning, 95% that it offers new challenges and at an appropriate pace, 70% demonstrated that PlayFisio did not become monotonous , 90% felt satisfied with what they learned, 95% would recommend PlayFisio to their colleagues and all reported that it is an appropriate teaching method and contributed to learning. Conclusion: Playfisio is a tool that can contribute as a pedagogical alternative for teaching and learning for Physiotherapy students.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas, Florianópolis, 2023.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251840
Date: 2023


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