Princípios e diretrizes para o consumo consciente e responsável: instrumentalização para análise comparativa de relatos de sustentabilidade no setor de moda

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Princípios e diretrizes para o consumo consciente e responsável: instrumentalização para análise comparativa de relatos de sustentabilidade no setor de moda

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Title: Princípios e diretrizes para o consumo consciente e responsável: instrumentalização para análise comparativa de relatos de sustentabilidade no setor de moda
Author: Nishimura, Maicon Douglas Livramento
Abstract: Pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 - Consumo e Produção Responsáveis, da Organização das Nações Unidas, e o Relato de Sustentabilidade como ferramenta estratégica de comunicação para sustentabilidade, com esta pesquisa objetiva-se instrumentalizar Princípios e Diretrizes para o Consumo Consciente e Responsável (PDCCR) para análise comparativa de Relatos de Sustentabilidade no setor de moda. Para tanto, procede-se à pesquisa de natureza aplicada, de caráter exploratório e descritivo, e de abordagem qualitativa e quantitativa. Os procedimentos técnicos utilizados foram: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e análise de conteúdo. A pesquisa bibliográfica consiste na Revisão Narrativa da Literatura, além da condução de uma Busca Sistemática da Literatura. Uma pesquisa documental se baseou no levantamento de Relatos de Sustentabilidade de Companhias do setor de moda, concentrado na bolsa de valores brasileira, e que fez uso da metodologia de Relato de Sustentabilidade Global Report Initiative (GRI). A pesquisa contornou ainda com uma fase de instrumentalização do PDCCR, que gerou uma ferramenta ? Checklist CCR ? por meio da operacionalização de Princípios Japoneses para Sustentabilidade e Recomendações para o Consumo Consciente e Responsável. A partir dos resultados da aplicação das checklists foi realizada uma análise comparativa dos relatórios de sustentabilidade embasada nas cinco diretrizes construídas na pesquisa: Diretriz 1 - comprometimento de recursos e transparência para excelência pró-sustentabilidade; Diretriz 2 - desenvolvimento de alternativas disruptivas para melhoria contínua pró-sustentabilidade; Diretriz 3 - equilíbrio dos desejos individuais e coletivos pelo desenvolvimento de políticas pró-sustentabilidade; Diretriz 4 - estabelecimento de pequenas ações para mudanças pró-sustentabilidade; e Diretriz 5 - promoção da cultura pró-sustentabilidade. Desse modo, observa-se que, de forma geral, existe comprometimento das Companhias com boas práticas de sustentabilidade relacionadas à sustentabilidade, no entanto, cuidado de comprometimento com a questão do consumo, o que permite concluir que há uma necessidade de preparação de um ecossistema , por parte da iniciativa pública e privada, para amparar a construção de uma cultura para consciência e responsabilidade pró-sustentabilidade, envolvendo diferentes stakeholders do setor de moda.Abstract: This research aims to instrumentalize Principles and Guidelines for Conscious and Responsible Consumption (PDCRC) by conducting a comparative analysis of Sustainability Reports in the fashion sector. This is in consideration of the unsustainability of consumerism in the fashion sector, which has been highlighted by the United Nations Sustainable Development Goal 12 - Responsible Consumption and Production, and the Sustainability Report as a strategic communication tool for sustainability. The research is of an applied nature and employs an exploratory and descriptive, qualitative and quantitative approach to achieve this goal. The technical procedures employed in this research were bibliographic research, documentary research, and content analysis. The bibliographic research included the Narrative Literature Review and a Systematic Literature Search. The documentary research was based on a survey of Sustainability Reports from companies in the fashion sector that are listed on the Brazilian stock exchange. The research made use of the Global Report Initiative (GRI) Sustainability Reporting methodology. Additionally, the research included an instrumentalization phase of the PDCRC, which generated a tool called the CRC Checklist. The checklist was developed based on the operationalization of Japanese Principles for Sustainability and Recommendations for Conscious and Responsible Consumption. Based on the application of the checklists, a comparative analysis of sustainability reports was conducted according to the five guidelines established in the research: The five guidelines for achieving pro-sustainability excellence are: commitment of resources and transparency, development of disruptive alternatives for continuous improvement, balance of individual and collective desires for policy development, establishment of small actions for change, and promotion of a pro-sustainability culture. In general, companies show commitment to sustainability practices related to production but lack it in consumption. Therefore, we conclude that a public and private initiative is needed to prepare an ecosystem that supports the creation of a culture of awareness and responsibility for pro-sustainability involving different stakeholders in the fashion sector.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2023.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251529
Date: 2023


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