Gramáticas: A Sintaxe do Sujeito na Educação Básica

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Gramáticas: A Sintaxe do Sujeito na Educação Básica

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Quarezemin, Sandra
dc.contributor.author Leite, Isabella Ikeda
dc.date.accessioned 2023-09-21T12:07:16Z
dc.date.available 2023-09-21T12:07:16Z
dc.date.issued 2023-08
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251174
dc.description Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão Departamento de Departamento de Língua e Literatura Vernáculas pt_BR
dc.description.abstract Em alguns livros didáticos e gramáticas normativas, materiais que, muitas vezes, norteiam o trabalho de professores nas escolas brasileiras, a abordagem da língua se pauta em conceitos simplistas e com incongruências teórico metodológicas. O objetivo da pesquisa é investigar a sintaxe do sujeito no Português Brasileiro (PB) e analisar as estratégias que vêm sendo propostas para abordar este objeto no contexto das escolas de educação básica. Além disso, também buscamos uma nova forma de tratar as aulas de língua no ensino básico, incorporando uma perspectiva científica que permita uma análise mais aprofundada e fundamentada dos aspectos gramaticais do PB. Para ilustrar um pouco esse cenário, tomamos como objeto de estudo o sujeito gramatical do PB e alguns de seus aspectos sintáticos. Desse modo, a metodologia utilizada para esta pesquisa foi a seguinte: em um primeiro momento, a fundamentação teórica que baseia o trabalho foi construída através de leituras de textos de estudiosos tanto a respeito da sintaxe do sujeito do PB, quanto do ensino de língua portuguesa por uma perspectiva da linguística teórica; posteriormente, observamos materiais utilizados nas escolas, a fim de perceber as questões levantadas acima. Quando o ensino de língua portuguesa se dedica exclusivamente a noções normativas, não é desenvolvido nos estudantes um pensamento analítico e crítico para com a língua portuguesa. Através desta pesquisa, a fim de apresentar nossos resultados, buscamos uma proposta que visa a um ensino de gramática que trabalhe a consciência sintática (no caso deste trabalho, a respeito do sujeito gramatical) e o poder de reflexão sobre a língua através do método científico. pt_BR
dc.format.extent vídeo pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Ensino de Gramática pt_BR
dc.subject Sintaxe do sujeito pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.title Gramáticas: A Sintaxe do Sujeito na Educação Básica pt_BR
dc.type Video pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
lv_0_20230910133011.mp4 189.7Mb MPEG-4 video Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar