Abstract:
|
Este trabalho trata de uma análise da noção de aprendizagem e de socialização no jogo VRChat. Toma-se como perspectiva inicial a ideia de que as plataformas digitais podem ser usadas como laboratórios de experimentação de si para, em seguida, abordar a temática da socialização e de aprendizagem a partir da descrição das características do programa. Os dados coletados são fruto de um trabalho de campo realizado no período de dois meses na plataforma. Para efetuar a análise desejada é necessário um deslocamento ontológico para uma perspectiva capaz de integrar a noção de sujeito e objeto, processo que resultou no questionamento do uso de termos binários que separam e distanciam experiências online e offline. Portanto, utilizou-se a Teoria Ator-Rede e a Teoria das Affordances para incorporar a agência não-humana ao processo constituinte de se tornar sujeito através e na plataforma. Os objetivos desta pesquisa era observar e descrever as ações propiciadas pelas features da plataforma aos usuários, para que, a partir disso, se possa indagar a correlação entre aprendizado e socialização em uma perspectiva ecológica de interação e integração agente-ambiente. Por fim, a partir da análise das experiências descritas, conclui-se que o socializar-se na plataforma é processo ativo de atuação e readaptação constante entre os agentes integrantes do sistema, sendo os processos de subjetivação um fluxo constante entre o corpo do usuário e do avatar, formando uma estrutura que ocupa, simultaneamente, dois lugares. Resulta no questionamento das operações/perspectivas binárias de análise social e propõe uma a partir de uma abordagem totalizante e humano-descentrada dos fenômenos sociais. |