EDITORIAIS DOS JORNAIS CORREIO DA MANHÃ (CM) E ÚLTIMA HORA (UH) SOBRE O SEGUNDO GOVERNO VARGAS E SUAS MEDIDAS NACIONAIS DESENVOLVIMENTISTAS: O CASO DA PETROBRÁS.

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

EDITORIAIS DOS JORNAIS CORREIO DA MANHÃ (CM) E ÚLTIMA HORA (UH) SOBRE O SEGUNDO GOVERNO VARGAS E SUAS MEDIDAS NACIONAIS DESENVOLVIMENTISTAS: O CASO DA PETROBRÁS.

Mostrar registro completo

Título: EDITORIAIS DOS JORNAIS CORREIO DA MANHÃ (CM) E ÚLTIMA HORA (UH) SOBRE O SEGUNDO GOVERNO VARGAS E SUAS MEDIDAS NACIONAIS DESENVOLVIMENTISTAS: O CASO DA PETROBRÁS.
Autor: Moura, Giovana Cristina Doin de
Resumo: Esta monografia pretende analisar os editoriais dos jornais Correio da Manhã e Última Hora de forma bibliográfica e hemerográfica a partir dos editoriais constituídos por estes jornais, especificamente acerca de uma das criações mais polêmicas durante o segundo governo Vargas, a criação da Petrobrás. Este governo seguiu um modelo nacional desenvolvimentismo e um marco disso foi a criação da Petrobrás. Levaremos aqui em consideração a data de proposta e divulgação da criação da mesma em 1951 até a sua efetiva aprovação em 1953. Estes jornais expressavam opiniões político-ideológicas distintas, sendo o jornal Última Hora um órgão “getulista” que tinha por intuito a conciliação do cenário político da época com as medidas varguistas e contou em sua criação com o apoio de Vargas, enquanto o jornal Correio da Manhã era um jornal opositor aos ideais “varguistas” e assim se mostrou desde o período eleitoral e durante toda a gestão de Vargas.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251109
Data: 2023-08-15


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
TCC - UFSC (2).pdf 528.5Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar