Métodos de investigação em leitura no Brasil: o Teste Cloze e a pesquisa em compreensão leitora no Brasil

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Métodos de investigação em leitura no Brasil: o Teste Cloze e a pesquisa em compreensão leitora no Brasil

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Souza, Ana Cláudia de
dc.contributor.author Almeida, Luise Maria da Silva
dc.date.accessioned 2023-09-11T01:07:28Z
dc.date.available 2023-09-11T01:07:28Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250902
dc.description Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. PIBIC 2022-2023. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho, que parte do projeto "Métodos de investigação em leitura", buscou mapear e analisar os instrumentos de avaliação em leitura desenvolvidos e aplicados em pesquisas realizadas em território brasileiro, por meio da realização de uma revisão sistemática de publicações científicas sobre avaliação de leitura localizadas pelo metabuscador Portal de Periódicos da Capes, selecionadas com base em critérios que incluíram pesquisas empíricas com coleta de dados primários envolvendo avaliação da (compreensão em) leitura que fossem desenvolvidas no Brasil. Os resultados indicam que os instrumentos mais comumente utilizados são o teste Cloze, cujo emprego visa avaliar múltiplos aspectos da leitura ou da compreensão em leitura não necessariamente explicitados nas publicações das pesquisas, os testes de compreensão leitora (TCLs) e o Teste de Desempenho Escolar. Há uma elevada ênfase na avaliação do primeiro ciclo do Ensino Fundamental nas pesquisas em geral, enquanto os estudantes dos anos finais, do Ensino Médio e adultos são notoriamente menos avaliados. Tratando-se especificamente do teste Cloze, nota-se que ele foi empregado desde o início dos anos 2000 até o ano de 2022 em 75 das 345 pesquisas incluídas. A utilização do instrumento se concentra de forma substanciosa em pesquisas da área da Psicologia, embora também seja empregado por pesquisadores das áreas de Fonoaudiologia e Linguística. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Pesquisa pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Métodos pt_BR
dc.subject Instrumentos pt_BR
dc.subject Revisão sistemática pt_BR
dc.title Métodos de investigação em leitura no Brasil: o Teste Cloze e a pesquisa em compreensão leitora no Brasil pt_BR
dc.type Video pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
videosic.mp4 118.7Mb MPEG-4 video Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar