A literacia para a saúde e em saúde bucal de professores no contexto da educação em saúde bucal.

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A literacia para a saúde e em saúde bucal de professores no contexto da educação em saúde bucal.

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Título: A literacia para a saúde e em saúde bucal de professores no contexto da educação em saúde bucal.
Autor: de morais, Bruna Pinto de
Resumo: A Literacia para a saúde representa o conhecimento e as competências que resultam na motivação e a capacidade dos indivíduos em terem acesso, compreenderem e usarem informação de modo a promover e a manter a sua saúde. É aquela em que as competências cognitivas e sociais das pessoas dão a elas condições de terem acesso, compreenderem e usarem as informações para promoverem e manterem uma boa saúde. No campo da odontologia, a Literacia em saúde bucal é a capacidade de compreensão de indivíduos ou grupos e a gestão das informações sobre saúde, e motivam a integração com os cuidados em saúde bucal. A Literacia para a saúde dos professores é considerada um fator de motivação da Literacia de seus alunos, ou seja, os professores são potenciais agentes de literacia, visto que as crianças estão aptas a receber informações de saúde que os professores fornecem no contexto escolar. O objetivo deste trabalho foi estimar o grau de o literacia para a saúde e de literacia em saúde bucal de professores vinculados à educação infantil e ensino fundamental inicial. Método: trata-se de um estudo transversal, do tipo websurvey, no município de Rio do Sul, Santa Catarina, com o universo de escolas públicas municipais, estaduais e assistenciais. Participaram os professores da educação infantil e do ensino fundamental anos iniciais. Foram aplicados os questionários de literacia para a saúde Health Literacy Europe Survey (HLS-EU-Q16) e de literacia em saúde bucal Health Literacy in Dentistry Scale (HeLD-14), compondo o questionário que ainda continha dados sociodemográficos, apectos de formação profissional e atividades educativas na área da saúde, entre os meses de novembro de 2022 a maio de 2023. Foi realizada análise estatística descritiva, com frequência absoluta e relativa no software Excel. Resultados: Em relação à literacia para a saúde, maior número de professores considerou fácil obter ajuda especializada quando estão doentes (89,3%), compreender o que o médico diz (86,8%), seguir as instruções do médico/farmacêutico (89,3%) e entender por que precisa de exames de saúde (96,7%). A literacia em saúde bucal atingiu valor médio de 3,56 (+/-0,32), numa escala de 0 a 4. As maiores médias foram obtidas nos itens sobre entendimento de informações escritas fornecidas pelo dentista (3,85+/-0,40) ou em folhetos 3,83(0,44) e saber o que precisa fazer para consultarem o dentista 3,84(+/-0,39). Conclusão: Os professores demonstraram alto grau de literacia para a saúde e em saúde bucal. Estima-se que esses resultados tenham potencial para influenciar positivamente a saúde dos professores, bem como, repercutir nas ações de educação realizadas por eles para promoção de comportamentos saúdaveis dos seus alunos e toda comunidade escolar.
Descrição: 33° Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde (CCS). Departamento de Odontolgia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250831
Data: 2023-08-10


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