História pátria para crianças: virtudes epistêmicas, gênero e escrita da história na Grã-Bretanha

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História pátria para crianças: virtudes epistêmicas, gênero e escrita da história na Grã-Bretanha

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Título: História pátria para crianças: virtudes epistêmicas, gênero e escrita da história na Grã-Bretanha
Autor: Souza, Ana Cecília Lopes de
Resumo: A partir do século XVIII na Inglaterra, a História como área de estudos cresceu exponencialmente, juntamente ao advento da burguesia. Entre os séculos XVIII e XIX, inúmeras obras de temas historiográficos são públicadas, sendo à primeira vista escritas por autores do sexo masculino, mas que, ao olhar mais apurado, descobre-se não ser verdade. Mulheres de classe alta e letradas foram público consumidor e também produtor de História, especialmente em gêneros tidos como para-historiográfico, ou seja, biografias, e outros gêneros literários como histórias educacionais e histórias populares. Tendo em vista as circunstâncias apresentadas, o projeto aqui proposto tem por objetivo o enfoque nessas histórias produzidas por mulheres entre os séculos XVIII e XIX, levando em conta os conflitos de gênero na sociedade do período e a produção de tais obras. Entre as autoras com grande relevância historiográfica, podemos citar Maria Graham (1785-1842), autora e historiadora britânica, que em 1835 publica Little Arthur’s History of England, livro infanto-juvenil de grande sucesso mesmo nos séculos posteriores a sua publicação original. Maria Graham não foi a única autora de livros educacionais ou de outras obras de gênero histórico neste período, sendo assim, a proposta do projeto História para amplas audiências, visa dar luz à estas tantas outras autoras, que, por meio da literatura para um público anteriormente negligenciado, o infantil, puderam expressar suas opiniões naquela que era a única esfera possível ao seu sexo: a esfera doméstica. Em um primeiro momento da pesquisa (2018-2020), foram catalogadas obras infanto-juvenis na Grã-Bretanha entre 1729 e 1850, através de uma planilha Excel, além do agrupamento e download de obras em domínio público. Em um segundo momento (2021-2022), deu-se continuação aos processos iniciados por bolsistas anteriores, produzindo-se a catalogação de obras para o público adulto na Grã-Bretanha entre 1810 e 1840, através de uma planilha Excel, bem como agrupamento e download das obras em domínio público. Em último momento (2022-2023), fez-se possível a divulgação dos resultados obtidos através da plataforma Mendeley
Descrição: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Departamento de História.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250732
Data: 2023


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