Aprofundamento teórico-metodológico para a alfabetização em uma abordagem discursiva

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Aprofundamento teórico-metodológico para a alfabetização em uma abordagem discursiva

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Aguiar, Maria Aparecida Lapa de
dc.contributor.author Velasco, Alice de Fatima Silva
dc.date.accessioned 2023-09-09T18:58:50Z
dc.date.available 2023-09-09T18:58:50Z
dc.date.issued 2023-09-09
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250675
dc.description Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. pt_BR
dc.description.abstract No vídeo, procuro comunicar as atividades desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) na pesquisa intitulada 'Aprofundamento Teórico-Metodológico para a Alfabetização em uma Abordagem Discursiva', com o plano de atividades 'Levantamento de publicações da professora Ana Luiza Bustamante Smolka para a área de alfabetização'. A pesquisa realizada, foi uma contribuição de dois bolsistas, Rafael Scheidt, que deu início e Alice Velasco colaborou para sua finalização. Como Objetivo Geral, buscamos aprofundar a temática da abordagem discursiva de alfabetização, por meio do conhecimento sobre a produção teórica da professora Ana Luiza B. Smolka. Como Objetivos Específicos, propomos mapear as publicações e analisar os conceitos, princípios e orientações teórico-metodológicas relacionados a uma abordagem discursiva de alfabetização na perspectiva de Smolka. Utilizando a metodologia de pesquisa bibliográfica, realizamos o levantamento das produções de Smolka por meio da Plataforma Lattes, criada e mantida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Com as análises realizadas, reconhecemos que a Perspectiva Histórico-Cultural de Vigotski e Teoria da Enunciação de Mikhail Bakhtin são os principais referenciais teóricos de Smolka, que vem contribuindo para sua perspectiva histórica e política de alfabetização. Por fim, constata-se que a autora faz indispensáveis questões e reflexões sobre a alfabetização no contexto nacional. A pesquisadora também defende uma alfabetização que considera a importância das interações sociais, em que as crianças passam a ser produtoras de linguagem e se constituem como sujeitos da/nas interações. Além de colaborar para a continuidade da pesquisa da Prof.ª Drª Maria Aparecida Lapa de Aguiar, a partir dessa investigação se desenvolveu o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do bolsista Rafael Scheidt, intitulado 'Por uma Alfabetização como Processo Discursivo: Contribuições de Ana Luiza Bustamante Smolka' (14/03/2022) e se produziu um artigo e trabalhos para o V e VI Congresso Brasileiro de Alfabetização. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Alfabetização. pt_BR
dc.subject Perspectiva histórico-cultural. pt_BR
dc.subject Teoria Enunciativa. pt_BR
dc.title Aprofundamento teórico-metodológico para a alfabetização em uma abordagem discursiva pt_BR
dc.type Video pt_BR


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