Fundamentos matemáticos e computacionais de problemas de roteamento de veículos

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Fundamentos matemáticos e computacionais de problemas de roteamento de veículos

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Santos, Luiz Rafael dos
dc.contributor.author Centenaro, Pedro Henrique
dc.date.accessioned 2023-09-09T16:55:12Z
dc.date.available 2023-09-09T16:55:12Z
dc.date.issued 2023-09-08
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250623
dc.description.abstract Os problemas de roteamento de veículos (PRVs) dizem respeito à escolha da melhor rota que cada veículo de uma ou mais frotas pode realizar, dado um conjunto de pontos de atendimento. Entre os problemas desta categoria, podemos citar a entrega de encomendas, a definição de linhas de ônibus, o posicionamento de ambulâncias, a coleta de lixo e muitos outros. Dependendo da natureza do problema, é possível encontrar restrições quanto às capacidades de carga dos veículos, às janelas de tempo disponíveis para servir cada ponto, ao consumo de energia dos veículos elétricos e vários outros fatores. O objetivo deste trabalho de iniciação científica é estudar os aspectos matemáticos da modelagem e resolução computacional dos PRVs. Para tal, várias abordagens foram utilizadas. Para contextualizar e motivar o estudo da roteirização de veículos, estudaram-se tendências de urbanização, entre as quais pode-se citar a substituição gradual de ônibus a combustão por veículos elétricos ou híbridos. Entre as muitas barreiras à introdução destes veículos nas frotas, uma notável é a necessidade de garantir que as linhas dos ônibus elétricos e híbridos sejam otimizadas, de modo que os gastos com estações de recarga sejam compensados o mais rápido possível, sem prejudicar a população. Estudou-se também o espraiamento urbano, condição na qual a população mais pobre de uma cidade é forçada a estabelecer moradia em regiões marginais. Como resultado, definir rotas de ônibus que melhor atendam todos os cidadãos se torna um processo mais complicado. Para compreender a matemática por trás dos PRVs, estudaram-se teoria de grafos e otimização linear. A terminologia dos grafos é muito difundida entre pesquisadores de roteirização e, portanto, sua investigação é necessária para o processo de modelagem dos problemas. Já a otimização linear é usada em conjunto com outras técnicas para resolver os modelos gerados. O estudo de otimização linear deste trabalho resultou na implementação de um pacote em linguagem Julia, o Caique.jl, que resolve problemas utilizando o método simplex. Este pacote pode ser acessado em https://github.com/phcentenaro7/Caique.jl. Para realizar testes computacionais de roteirização, optou-se por modelar três formulações do problema do caixeiro viajante (PCV, o PRV mais simples que existe), implementando-as no pacote JuMP, do Julia, que faz a tradução dos modelos para cada uma das três ferramentas de resolução (solvers) testadas. Foi possível constatar diferenças nos desempenhos das formulações e dos solvers e relacioná-las a questões matemáticas relatadas na literatura. Por fim, constatou-se a possibilidade de interpretar e comparar modelos mais complexos de PRVs com base no que foi aprendido com os PCVs. Concluiu-se que este trabalho abre espaço a investigações mais aprofundadas sobre PRVs no futuro. pt_BR
dc.format.extent Vídeo pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Blumenau, SC pt_BR
dc.subject Problema do Caixeiro Viajante pt_BR
dc.subject Problema de Roteamento de Veículos pt_BR
dc.subject Roteirização de veículos pt_BR
dc.subject Otimização inteira mista pt_BR
dc.subject Método simplex pt_BR
dc.title Fundamentos matemáticos e computacionais de problemas de roteamento de veículos pt_BR
dc.type Video pt_BR


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