Relações de gênero e diversidade sexual na Educação Básica brasileira: um estudo do estado da arte (2012-2022) - Enfermagem

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Relações de gênero e diversidade sexual na Educação Básica brasileira: um estudo do estado da arte (2012-2022) - Enfermagem

Mostrar registro completo

Título: Relações de gênero e diversidade sexual na Educação Básica brasileira: um estudo do estado da arte (2012-2022) - Enfermagem
Autor: Pereira, Mariah
Resumo: A presente pesquisa visa realizar uma revisão bibliográfica entre os anos de 2012 e 2022 na área de Enfermagem sobre as relações de gênero e diversidade sexual, na interface com as pesquisas sobre educação, no contexto da Educação Básica brasileira. Tal proposta está ancorada na experiência de profissionais docentes e técnicos-administrativos em educação do Colégio de Aplicação da UFSC, no que diz respeito ao trabalho pedagógico sobre as relações de gênero e diversidades sexuais no contexto escolar. Parte-se do pressuposto de que as questões relativas à identidade de gênero na infância/adolescência são temas importantes de serem abordados no ambiente escolar, uma vez que este espaço reflete as disputas e contradições da sociedade. Neste sentido, a escola pode constituir-se como um espaço de reprodução destas violências ou de educação para as relações de gênero ao adotar uma postura em defesa e proteção dos direitos desta população. A falta de políticas específicas para este público agrava os processos de quebra de vínculo e exclusão familiar, violências psicológicas e físicas na escola, inclusive pela própria gestão escolar, tendo como consequência a evasão involuntária. Sendo assim, o papel da escola na formação dos estudantes para uma educação para as relações de gênero e diversidade sexual é fundamental. Por meio da revisão bibliográfica nas áreas dos pesquisadores envolvidos na pesquisa sobre relações de gênero e diversidade sexual no ambiente escolar, objetiva-se fundamentar o trabalho pedagógico desenvolvido no Colégio de Aplicação da UFSC, de modo a desmistificar possíveis noções preconceituosas sobre tais questões, bem como, sensibilizar para a formação com bases na alteridade, atenta ao caráter diverso das existências.”
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250594
Data: 2023-09-08


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
copy_5F12C27A-78D8-488B-AAD6-AB086FB98F84.mov 89.99Mb QuickTime video Visualizar/Abrir Vídeo.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar