Dificuldades no ensino de habilidades para a vida por meio do esporte: impacto sobre o comportamento de treinadores

DSpace Repository

A- A A+

Dificuldades no ensino de habilidades para a vida por meio do esporte: impacto sobre o comportamento de treinadores

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Milistetd, Michel
dc.contributor.author Maia, Kaliane
dc.date.accessioned 2023-09-08T17:11:57Z
dc.date.available 2023-09-08T17:11:57Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250563
dc.description.abstract Dentro de um programa de formação de treinadores (PFT), existe uma maior probabilidade de que os treinadores adotem comportamentos favoráveis ao ensino de habilidades para a vida (HV) na prática. O Modelo COM-B destaca que esses comportamentos resultam da oferta de Capacidade, Oportunidade e Motivação por meio do PFT. No entanto, é comum que os treinadores enfrentem dificuldades no ensino de HV por meio do esporte. Portanto, o objetivo do estudo foi verificar o impacto das dificuldades do ensino de HV sobre o comportamento dos treinadores de um clube multiesportivo brasileiro durante a participação em um PFT. Este estudo integra um projeto de pesquisa mais amplo que coletou dados ao longo de quatro anos em relação ao PFT. Em particular, esta investigação foi conduzida no último ano do PFT e teve seu enfoque na coleta de informações através de entrevistas abertas com treinadores. O objetivo primordial era analisar a percepção dos treinadores em relação aos seus esforços no ensino de Habilidades de Vida (HV). Para esse fim, foram entrevistados 10 treinadores que estavam envolvidos no PFT. As perspectivas dos treinadores sobre o PFT e suas abordagens para o ensino de HV foram registradas por meio de entrevistas, e a análise qualitativa dos dados foi orientada pelo Modelo COM-B. Os resultados da análise revelaram que, ao considerar o Modelo COM-B, o ensino de HV para adultos, adolescentes mais velhos e crianças mais novas se apresentou como dificuldades que impactam diretamente a Motivação dos treinadores. Quanto às atividades de ensino das HV, identificou-se que a dificuldade em estabelecer coesão com a modalidade esportiva e as habilidades associadas demonstrou fragilidade na Capacidade dos treinadores para ensinar HV. Além disso, os treinadores mencionaram que a rigidez do comportamento alvo prejudicou sua adaptação às dificuldades enfrentadas, comprometendo a Oportunidade de instruir HV. Portanto, conclui-se que o PFT deve assegurar a Capacidade, Oportunidade e Motivação necessárias para os comportamentos que favorecem o ensino de HV. pt_BR
dc.format.extent Vídeo pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Formação de Treinadores pt_BR
dc.subject Aprendizagem de Treinadores pt_BR
dc.subject Desenvolvimento Positivo de Jovens pt_BR
dc.title Dificuldades no ensino de habilidades para a vida por meio do esporte: impacto sobre o comportamento de treinadores pt_BR
dc.type video pt_BR
dc.contributor.advisor-co Palheta, Carlos Ewerton Fernandes


Files in this item

Files Size Format View
Apresentação Relatório Final IC.mp4 100.8Mb MPEG-4 video View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar