LABTAE CA/UFSC: Tecnologia assistiva e ergonomia para inclusão no contexto escolar

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

LABTAE CA/UFSC: Tecnologia assistiva e ergonomia para inclusão no contexto escolar

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC pt_BR
dc.contributor.advisor Piaia, Tiarles Mirlei
dc.contributor.author Machado, Oliet May
dc.date.accessioned 2023-09-08T02:39:59Z
dc.date.available 2023-09-08T02:39:59Z
dc.date.issued 2023-09-07
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250541
dc.description Seminário de Iniciação Científica Tecnológica-Universidade Federal de Santa Catarina. Colégio de Aplicação. Engenharia de Produção-Ergonomia pt_BR
dc.description.abstract Este relatório descreve o projeto “LABTAE CA/UFSC: Tecnologia Assistiva e Ergonomia para Inclusão no Contexto Escolar”, que neste momento teve como objetivo desenvolver um jogo acessível, educativo e ergonômico, envolvendo a criação de protótipos de carrinhos automatizados e um tabuleiro labiríntico. A fim de fornecer uma experiência de programação interativa e inclusiva para participantes com diferentes tipos de conhecimentos, realidades e vivências, por meio de Tecnologia Assistiva (TA). De acordo com Bersh (2017), a Tecnologia Assistiva é compreendida como um material que torna possível a ampliação da habilidade funcional que a pessoa necessita de mais suporte para realizar ou promover a realização da função que a pessoa não consegue executar, seja por conta do envelhecimento ou até mesmo porque é uma pessoa com deficiência e isso fez com que não fosse possível realizar algumas tarefas do cotidiano da mesma forma que uma pessoa sem deficiência faria. Pensando em criar ferramentas que incluam e também facilitem a vivência escolar de pessoas com deficiência (PCDs). A metodologia utilizada perpassa a pesquisa bibliográfica, com enfoque no que será produzido, além de pesquisa documental sobre projetos já realizados e efetivados com o público-alvo do projeto, pensando também na pesquisa a respeito da impressão em 3D - que será utilizada na produção do recurso de Tecnologia Assistiva (TA). Este documento relatará o processo de planejamento e execução dessa linha de produção, em um projeto que vai além de um único bolsista, mas sim que envolve todos do LABTAE (Laboratório de Tecnologia Assistiva e Ergonomia) do Colégio de Aplicação UFSC. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Ergonomia pt_BR
dc.subject Tecnologia Assistiva pt_BR
dc.subject Acessibilidade pt_BR
dc.subject Inclusão escolar pt_BR
dc.subject Desing de Produto pt_BR
dc.title LABTAE CA/UFSC: Tecnologia assistiva e ergonomia para inclusão no contexto escolar pt_BR
dc.type Video pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
videosic.oliet.mp4 29.69Mb MPEG-4 video Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar