Sentidos e referências sobre ficções e narrativas presentes na pesquisa em educação em ciências: um ponto de partida para falar sobre natureza-cultura

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Sentidos e referências sobre ficções e narrativas presentes na pesquisa em educação em ciências: um ponto de partida para falar sobre natureza-cultura

Mostrar registro completo

Título: Sentidos e referências sobre ficções e narrativas presentes na pesquisa em educação em ciências: um ponto de partida para falar sobre natureza-cultura
Autor: Niwa, Lais Furtado
Resumo: Na pesquisa e nas discussões sobre educação, observamos que há uma demanda por interdisciplinaridade e quais formas de colocá-la em prática. Essa discussão é pertinente dado que as questões do mundo não aparecem em categorias para que possamos resolver com conhecimentos isolados. O modelo padrão de ensino, o modo de fazer ciência e a tendência de nosso pensamento à categorização de tudo são frutos da chamada “ciência moderna”, a qual gerou a mentalidade de que ao acumular conhecimentos sobre várias partes, espera-se entender o todo. Assim, através do uso da razão e do conhecimento das leis que regem os fenômenos, é possível dominar e transformar a natureza. Esse pensamento se reflete em vários aspectos da sociedade, dentre eles o modo como estudamos ciências. Consideramos o uso de narrativas como alternativa em contraponto a esse modelo reducionista. Para tanto, discutimos como as narrativas ficcionais e não ficcionais podem contribuir para inserir a temática natureza-cultura a partir dos sentidos e referências sobre ficções e narrativas presentes na pesquisa em Educação em Ciências.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250468
Data: 2023


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
Relatorio_IC_5.mp4 236.4Mb MPEG-4 video Visualizar/Abrir TCC - IC

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar