LABTAE/CA: Tecnologia Assistiva e Ergonomia para Inclusão no Contexto Escolar

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

LABTAE/CA: Tecnologia Assistiva e Ergonomia para Inclusão no Contexto Escolar

Mostrar registro simples

dc.contributor Colégio de Aplicação - UFSC pt_BR
dc.contributor.advisor Fruauff, Nedi Von
dc.contributor.advisor Vergara, Lizandra Garcia Lupi
dc.contributor.author Oliveira, Makai
dc.date.accessioned 2023-09-07T14:43:17Z
dc.date.available 2023-09-07T14:43:17Z
dc.date.issued 2023-09-06
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250418
dc.description Vídeo final do projeto de Iniciação Científica - EM do CNPq pt_BR
dc.description.abstract Na atualidade, a carência de acessibilidade na educação é relacionada com as barreiras que obstaculizam a plena participação de indivíduos com deficiência no processo de aprendizado. Este desafio se estende por todos os níveis educacionais, desde a educação básica até o ensino superior, e abrange tanto o ambiente físico das instituições quanto o conteúdo curricular. O Labtae (Laboratório de Tecnologia Assistiva e Educação) e seus projetos tem como objetivo criar recursos educativos adaptados e tecnologias assistivas que visam superar essas barreiras. A presente pesquisa foi conduzida por uma beneficiária do programa PIBIC-EM durante o período entre os meses de março a agosto de 2023. A equipe que trabalhou no projeto era composta por 3 estudantes PIBIC-EM, 1 estudante PIBIC na graduação, uma orientadora e a coordenadora, com a ajuda de voluntários ocasionalmente. O estudo relata as atividades e os resultados do projeto implementado no Labtae, cujo foco primordial reside na promoção da acessibilidade e inclusão no contexto da aprendizagem, além de dar destaque a vertente de marketing do laboratório. Como resultados, foram desenvolvidas mídias de notícias do Labtae, como defesas de trabalhos de TCC da Engenharia de Produção de temas de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade no Colégio de Aplicação, assim como outras atividades realizadas Estes resultados refletem nosso compromisso contínuo com a promoção da educação inclusiva. Como conclusão, a experiência como bolsista PIBIC-EM foi importante para minha formação, pois me permitiu muitos aprendizados e desafios, envolvendo pesquisas sobre jogos e acessibilidade digital, jogos para educação inclusiva, marketing, elaboração de textos, trabalho em equipe. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Ergonomia pt_BR
dc.subject Tecnologia Assistiva pt_BR
dc.subject Acessibilidade pt_BR
dc.subject Inclusão Escolar pt_BR
dc.subject Design de Produção pt_BR
dc.title LABTAE/CA: Tecnologia Assistiva e Ergonomia para Inclusão no Contexto Escolar pt_BR
dc.type Video pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
VideoPIBIC22-23.html 296.0Kb HTML Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar