Sementes - Metodologias antropológico-feministas para o letramento científico

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Sementes - Metodologias antropológico-feministas para o letramento científico

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dc.contributor UFSC pt_BR
dc.contributor.advisor Bonetti, Alinne de Lima
dc.contributor.author Silva, Oliver Elliot Timm
dc.contributor.author Araújo, Maria Luiza Santana Juttel
dc.contributor.author Silva, Mirian Vieira da
dc.date.accessioned 2023-09-06T22:37:12Z
dc.date.available 2023-09-06T22:37:12Z
dc.date.issued 2023-09-06
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250401
dc.description Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas Departamento de Antropologia pt_BR
dc.description.abstract O projeto Sementes: Metodologias antropológico-feministas para o letramento científico, voltado para estudantes do Ensino Médio, possibilitou aprendizados sobre o fazer antropológico em torno dos temas de identidade, subjetividade, gênero, sexualidades e relações étnico-raciais por meio da inserção no NIGS (Núcleo de Identidade, Gênero e Subjetividades)/UFSC. O conjunto de atividades relativas ao projeto envolveu a participação em encontros mensais do Grupo de Estudos do NIGS para debates de textos acadêmicos; aprendizados sobre metodologia de pesquisa como fichamentos dos textos lidos, realização de referências bibliográficas, revisão de literatura e levantamento bibliográfico, além da criação de um Currículo Lattes e a realização de uma pesquisa etnográfica em nossa escola. Como objeto de pesquisa elegemos a temática de banheiros neutros do IFSC, fonte de debates e conflitos no cotidiano da escola no mesmo período do projeto. Para a compreensão do tema escolhido, observamos e analisamos os chamados “banheiros neutros” já existentes dentro do IFSC e realizamos entrevistas com oito pessoas, professores, alunos e servidores, que formam um grupo diverso: homens trans e cis e mulheres cisgênero. Relacionando textos lidos ao longo do projeto sobre o assunto, desenvolvemos análises sobre determinados comportamentos e percepções observados nas entrevistas. Em geral, identificamos que há uma percepção recorrente em torno dos banheiros neutros que os associam a riscos de violência, oriundos de homens, o que faz notar que os modelos de masculinidade precisam ser discutidos. Ademais, os entrevistados possuem opiniões positivas em relação à implementação de um terceiro banheiro. Como um dos resultados do projeto, planejamos formas de impactar a comunidade estudantil da instituição no que diz respeito aos banheiros neutros, com o objetivo de criar uma maior visibilidade para esse assunto tão importante. Para isso, planejamos criar um vínculo com o Grêmio estudantil, juntamente ao Atelier Livre, projeto de extensão artístico, para promover um concurso de placas que pudessem substituir as tradicionais de “feminino” e “masculino nos banheiros, visando integrar os estudantes no assunto de forma criativa. Além disso, buscaremos promover rodas de conversas entre os estudantes do IFSC, em parceria com corpo docente, para apresentar os resultados da pesquisa. pt_BR
dc.format.extent vídeo pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject letramento científico pt_BR
dc.subject antropologia feminista pt_BR
dc.subject gênero pt_BR
dc.subject sexualidade pt_BR
dc.subject relações étnico-raciais pt_BR
dc.title Sementes - Metodologias antropológico-feministas para o letramento científico pt_BR
dc.type Video pt_BR
dc.contributor.advisor-co Cardoso, Vivian Bueno


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Vídeo _Que nome dar ao banheiro__.mp4 348.3Mb MPEG-4 video Visualizar/Abrir

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