A inserção das lutas no contexto escolar: um panorama da produção de conhecimento

DSpace Repository

A- A A+

A inserção das lutas no contexto escolar: um panorama da produção de conhecimento

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Breschiliare, Fabiane Castilho Teixeira
dc.contributor.author Cunha, Rodrigo Silva da
dc.date.accessioned 2023-09-06T18:32:24Z
dc.date.available 2023-09-06T18:32:24Z
dc.date.issued 2023-09-06
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250383
dc.description Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Departamento de Educação Física. pt_BR
dc.description.abstract A Educação Física escolar tem apresentado ao longo do tempo limitações com relação a falta de diversificação do ensino dos conteúdos que são pertinentes a esse componente curricular. Dentre esses conteúdos, as lutas e artes marciais tem sido pouco tematizadas nas escolas brasileiras. Diante desse cenário, essa pesquisa teve por objetivo analisar as contribuições da produção científica nacional publicada no período de 1990 a 2022 acerca do conteúdo de ensino lutas na Educação Física escolar. O estudo é caracterizado como uma revisão sistemática, sendo as buscas dos artigos realizadas utilizando as bases de dados: SCOPUS®, SciELO® e LILACS®. Para análise dos dados foram utilizados métodos qualitativos, quantitativos e exploratórios bem como empregados indicadores bibliométricos. A partir da busca, triagem e seleção foram incluídos 14 artigos no estudo. Dentre os principais resultados, a abordagem qualitativa foi a mais utilizada nas produções analisadas, bem como a pesquisa descritiva no que tange os tipos de estudos. No caso das amostras, os sujeitos investigados na maior parte dos artigos foram estudantes e professores, pertencendo principalmente às escolas públicas e ao ensino fundamental. O instrumento de pesquisa mais predominante foi a entrevista semiestruturada. Já para a análise dos dados, os artigos recorreram com maior frequência à análise descritiva dos dados e à análise de conteúdo. Diante dos resultados apresentados e as evidências encontradas nos estudos analisados conclui-se que existe um debate profícuo sobre a temática, com destaque para a ausência de direcionamentos didático-pedagógicos para o professor de Educação Física que pretende abordar esse conteúdo em suas aulas. Destaca-se ainda que, a partir da identificação da escassa produção de conhecimento sobre o conteúdo de ensino lutas, espera-se que esse estudo de revisão sistemática sirva de incentivo para que a comunidade científica brasileira desenvolva novas pesquisas sobre a tematização das lutas no contexto escolar. pt_BR
dc.format.extent Vídeo pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Lutas pt_BR
dc.subject Produção científica pt_BR
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.title A inserção das lutas no contexto escolar: um panorama da produção de conhecimento pt_BR
dc.type video pt_BR
dc.contributor.advisor-co Detanico, Daniele
dc.contributor.advisor-co Athayde, Marina Saldanha da Silva


Files in this item

Files Size Format View Description
Vídeo Pibic - Rodrigo.mp4 32.17Mb MPEG-4 video View/Open A inserção das lutas no contexto escolar: um panorama da produção de conhecimento

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar