dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Breschiliare, Fabiane Castilho Teixeira |
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dc.contributor.author |
Cunha, Rodrigo Silva da |
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dc.date.accessioned |
2023-09-06T18:32:24Z |
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dc.date.available |
2023-09-06T18:32:24Z |
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dc.date.issued |
2023-09-06 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250383 |
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dc.description |
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica.
Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Departamento de Educação Física. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A Educação Física escolar tem apresentado ao longo do tempo limitações com relação a falta de diversificação do ensino dos conteúdos que são pertinentes a esse componente curricular. Dentre esses conteúdos, as lutas e artes marciais tem sido pouco tematizadas nas escolas brasileiras. Diante desse cenário, essa pesquisa teve por objetivo analisar as contribuições da produção científica nacional publicada no período de 1990 a 2022 acerca do conteúdo de ensino lutas na Educação Física escolar. O estudo é caracterizado como uma revisão sistemática, sendo as buscas dos artigos realizadas utilizando as bases de dados: SCOPUS®, SciELO® e LILACS®. Para análise dos dados foram utilizados métodos qualitativos, quantitativos e exploratórios bem como empregados indicadores bibliométricos. A partir da busca, triagem e seleção foram incluídos 14 artigos no estudo. Dentre os principais resultados, a abordagem qualitativa foi a mais utilizada nas produções analisadas, bem como a pesquisa descritiva no que tange os tipos de estudos. No caso das amostras, os sujeitos investigados na maior parte dos artigos foram estudantes e professores, pertencendo principalmente às escolas públicas e ao ensino fundamental. O instrumento de pesquisa mais predominante foi a entrevista semiestruturada. Já para a análise dos dados, os artigos recorreram com maior frequência à análise descritiva dos dados e à análise de conteúdo. Diante dos resultados apresentados e as evidências encontradas nos estudos analisados conclui-se que existe um debate profícuo sobre a temática, com destaque para a ausência de direcionamentos didático-pedagógicos para o professor de Educação Física que pretende abordar esse conteúdo em suas aulas. Destaca-se ainda que, a partir da identificação da escassa produção de conhecimento sobre o conteúdo de ensino lutas, espera-se que esse estudo de revisão sistemática sirva de incentivo para que a comunidade científica brasileira desenvolva novas pesquisas sobre a tematização das lutas no contexto escolar. |
pt_BR |
dc.format.extent |
Vídeo |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Lutas |
pt_BR |
dc.subject |
Produção científica |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Física |
pt_BR |
dc.subject |
Escola |
pt_BR |
dc.title |
A inserção das lutas no contexto escolar: um panorama da produção de conhecimento |
pt_BR |
dc.type |
video |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Detanico, Daniele |
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dc.contributor.advisor-co |
Athayde, Marina Saldanha da Silva |
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